segunda-feira, junho 08, 2015

Corrente do Mal

It Follows - 2015
Diretor: David Robert Mitchell
Elenco: Maika Monroe, Keir Gilchrist, Olivia Luccardi

Tudo começa quando uma garota rouba o carro do pai e foge sem rumo. Ela parece desesperada, amedrontada, paranoica, como alguém que está sendo perseguido. Ela foge para uma praia, senta na frente do carro com os faróis ligados e se despede do pai por telefone. Na cena seguinte, a mesma garota está morta... Pálida como quem teve seu sangue drenado, ossos quebrados, fraturas expostas...
Corrente do Mal (It Follows) conta a história de uma garota que passa a ser perseguida por uma entidade sinistra após perdera virgindade com o namorado. Acontece que, depois do ato, o cara amarra a garota, inconsciente, em uma casa abandonada e, quando ela acorda, ele a explica que um ser desconhecido o perseguia há certo tempo e que ele havia passado esse fardo a ela por meio do sexo. Explica a ela que a criatura que vai persegui-la mudará de forma e tentará enganá-la e atraí-la para a morte. Que nada poderá pará-la e que tudo o que a moça pode fazer é passá-la adiante. E, enquanto a pessoa a quem ela passar, estiver viva, ela estará segura. Se a pessoa morrer, a criatura volta.
Depois disso, ele a leva para casa e nunca mais volta. Então o terror da garota começa.
Corrente do Mal é um filme curioso. Ao mesmo tempo em que se diferencia pela qualidade, ele comete todos os clichês possíveis do gênero: de personagens estúpidos a final anticlímax. Por outro lado, se apresenta impecável tecnicamente, dirigido com classe e com uma fotografia belíssima, o longa ainda tem boas atuações e momentos realmente aterrorizantes.
Lá fora, o filme está sendo visto como um divisor de águas para o cinema de terror, um marco. A verdade é que ele é bem menos importante que isso, nada mais que um bom e tenso horror com ares de clássico. Corrente do Mal é introspectivo e lento, com sustos demorados, que desfilam na tela, causando desconforto pela estranheza, pela incompreensão. Nos apresenta um inimigo fascinante, uma entidade completamente sexual, animalesca, que tenta atrair sua presa pelo desejo, se metamorfoseando naquilo que ela "acredita" que vai causar desejo. Um ser completamente irracional e deturpado, que não faz ideia de como funciona o desejo humano, se apresentando das formas mais assustadoramente perversas, tentando se aproximar de sua vítima...
Apesar de parecer muito maior do que realmente é, Corrente tem muitas qualidades: além de ser visualmente belíssimo, é absurdamente tenso, com um suspense sufocante. Porém seus defeitos, principalmente seu final que não leva a lugar algum, ofuscam muito dessas qualidades. E seu roteiro parece muito descaradamente copiado de O Chamado, o que torna a experiência muito menos poderosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!