terça-feira, abril 14, 2015

Sobre a Escrita, de Stephen King (2015 pt-br, Suma de Letras), ou: Sobre escrever e ser escritor

 

Eu já disse pra vocês que Stephen King é um de meus autores preferidos? 

Se sim, perdoem a repetição. Se não, aceitem este testemunho, irmãos e irmãs.

Amém.

O que me trouxe a falar sobre o Mestre King? Seu novo (antigo) livro "Sobre a Escrita" ("On Writing"), publicado agora-agorinha (quente!) no Brasil pela Suma de Letras. Eu já desejava esta coisa linda em sua edição inglesa, e já tinha me disposto a importá-la quando descobri que seria publicado em pt-br. Aí eu fiquei doido logo e peguei-o na pré-venda na Saraiva.

O bom é que o danado chegou quatro dias antes... dia 10/04, para ser exato. E eu já o devorei.

"Sobre a Escrita" é um livro dividido em quatro partes:

I - Currículo

Onde King faz uma breve autobiografia (como se forma um autor). Despretensiosa, engraçada, triste... como a vida. Bela e sincera, melhor que muito livrão que já li. Só a primeira parte já valeria a compra dele.

II - Caixa de Ferramentas

Onde nosso autor lista as ferramentas (conhecimentos) básicas necessárias para o trabalho de um escritor. Esta parte também é muito bem escrita e divertida, e é onde ele começa a destruir alguns pequenos-grandes maus hábitos de um escritor iniciante.

III - Sobre a Escrita

O miolo do livro. A aula começou. Conselhos básicos e práticos de como enxugar a escrita e prender seu leitor de maneira interessante e honesta.

IV - Sobre a Escrita: Um Post Scriptum

Um complemento ao livro, que dá mais carne e sangue ao que foi escrito antes. Aqui King dá exemplos claros de como editar (cortar! enxugar!) um texto, usando o 1408 (conto famoso por ter sido adaptado ao cinema com John Cusack) como base. E após isso, uma lista de livros que influenciaram e marcaram sua escrita em alguns momentos.

*   *   *


"Sobre a Escrita" é um livro honesto, divertido, instrutivo, claro e verdadeiro. Em momento algum King tenta ensinar você a escrever - sendo inclusive muito claro a respeito de ser impossível ensinar alguém a ser escritor. Tornou-se um livro por que(m) tenho muito carinho, cheio de dicas e pistas úteis, e que em momento algum te deixa preguiçoso. Na verdade, King te desafia por toda a trajetória a ler muito, escrever muito e abandonar a apatia e a covardia

Leitura essencial para todos os que desejam levar adiante a carreira das Letras, por qual motivo seja.

Abraços e boa leitura.

2 comentários:

  1. Linda aquisição. Por favor não coloque ninguém na minha frente pra ler. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!