segunda-feira, abril 20, 2015

Monstros, de Gustavo Duarte


Sou fã do quadrinista Gustavo Duarte desde que li Pavor Espaciar, a graphic novel do Chico Bento no projeto MSP. E, hoje, tive a oportunidade de ler mais uma obra do cara: a fantástica Monstros.

Na hq, quase totalmente em preto e branco e sem nenhum texto, o artista conta a história do dia em que Santos foi invadida por monstros gigantes.
A Hq tem 88 páginas e, pelo menos metade delas, é focada na destruição da cidade e nas mais diversas situações que isso pode acarretar. Nesse ponto Duarte faz centenas de referências à cultura oriental, aos filmes de monstros gigantes, aos tokusatsus... E, sem texto algum, é divertidíssimo acompanhar a forma como a rotina de um brasileiro comum é abalada durante um acontecimento desse porte.

Porém, na segunda metade da revista, nós testemunhamos o surgimento de um herói improvável: o Seu Pinô. Um velhinho, dono de boteco que, ao ver aquela situação, decide agir e resolvê-la da forma como pode...

Monstros é uma coisa linda de se ver, é a arte de Gustavo Duarte fora da coleira, com um roteiro minimalista (mas não minúsculo), cheio de referências. Cada monstro surge único, majestoso, cada personagem é expressivo, até mesmo os figurantes...
É uma Hq fantástica de se ver, extremamente detalhada, ainda que minimalista e totalmente estilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!