sábado, abril 18, 2015

GAME OF THRONES- Quem começou essa guerra? (Parte I)



Com a quinta temporada de Game of Thrones se iniciando, estou procurando alguém para colocar a culpa dessa guerra pelo trono de ferro...

Esse artigo inclui grandes revelações referentes a todas as temporadas de Game of Thrones.

Quatro anos e game of Thrones ainda pode nos atordoar. Às vezes, essas surpresas nos chegam em forma de choques viscerais para o intestino quando vemos nossos amados personagens (ou odiados) morrer em fogo e sangue. Outras vezes, pode ser através da ação inesperada de heroísmo corajoso a partir de personagens que habitam um mundo que não tem tempo para tais absurdos. E, no entanto, ele pode nos surpreender a qualquer momento.

Uma linha de dialogo - "Que esposa iria confiar em você da maneira que eu confiei?" - Diz Lady Lysa, retoricamente para Petyr Baelish, o homem conhecido como Mindinho, perto do fim da temporada passada. "Quando você me deu aquelas gotas de veneno e me disse para derrama-lo no vinho de Jon, o vinho do  meu marido; quando você me disse para escrever uma carta a Cat, dizendo-lhe que os Lennisters eram os responsareis por sua morte"

É isso mesmo 35 episódios, e ainda estamos tendo revelações inesperadas que abalam o mundo da serie até mesmo para fatos do primeiro episodio. Isso revela que Mindinho e Lysa tem um esquema conivente desde a estreia e coloca um olhar totalmente novo sobre a guerra dos Cinco Reis, um conflito que ainda grassa na Quarta Temporada, embora esteja no período de calmaria atual. Esta é a guerra central, que custou a vida de quase todos os nosso mais amados personagens da série, Nerd Stark, Robb Stark, Catelyn Stark e até mesmo alguns não Starks como Theon Greyjoy. A nova informação também levanta uma questão interessante: quem é exatamente o responsável por essa guerra? Apesar de de ser os monstros caminhantes quase zumbis e os dragões o mojo dessa história, ainda há todo um emaranhado que só agora estamos ver a ser desenrolado completamente. Então junte-se a nós para desempacotar tudo examinando em três partes, os nove personagem mais responsável pelo inicio da guerra.




9. Robb Stark, O Rei do Norte


Sim, temos que começar por onde a verdade doí mais: o rei menino valente e galante Robb Stark, escrito nos livros George RR Matin para ser o sósia virtuoso de Joffrey Baratheon, encarnado por Richard Madden e jogado na forja dessa guerra histórica. Tenha certeza, a maior parte, do trabalho de base já estava previsto antes de Robb, mesmo tendo ele partido de Winterfell para marchar para o sul. Sua baixa colocação nesta lista é indicativo que ele foi escalado pelas circunstância para essa guerra mesmo não tendo exacerbado-a e lançado o fosforo que iniciou o incêndio. No entanto, Robb desempenhou ainda um papel decisivo na transformação do que poderia ter sido, uma rebelião bem sucedida e rápida em um conflito prolongado, que lhe custou a vida, a vida de sua mãe, a vida de milhares de vassalos, e até mesmo a perda de uma esposa e o filho que viria a nascer...

Ignorando os inúmeros erros táticos que Robb cometeu nesta guerra, o que sem duvida preencheria um tomo pesado em escrita, poderíamos pensar no maior deles como a aceitação orgulhosa do manto de rei do norte, por insistência de Jon Umber, que acabou por precipitar o seu destino. Apesar de ser um grande guerreiro com uma nobre e justa causa para lutar, depois que seu pai foi acusado de traição (e injustamente decapitado), Robb ainda cedeu a vaidade escondida dentro dos sonhos da maioria dos Starks: o de ser o rei para o qual todos se ajoelhassem. 

Infelizmente, a realidade politica que o declarou rei significava que ele não poderia ficar ao lado de outro Baratheon que levantasse bandeira a partir de Pedra do Dragão para Ponta Tempestade. A série suaviza esse erro, apresentando Renly Baratheon tão aberto à ideia de Robb chamando a si mesmo de rei, até a hora que precisasse ajoelhar-se ele mesmo diante de Renly. Mas eu tenho minhas dúvidas de que Catelyn poderia convencer o ego recém-descoberto de Robb na segunda temporada para que ele tomasse o sábio curso, mesmo que Renly se esse não estivesse entre os mortos.

Além disso, se Robb queria apenas justiça para a decapitação de seu pai e o retorno de suas irmãs, Lord Stannis teria o tomado com prazer como aliado do norte, se ele não tentasse lhe usurpar um reino que era seu por direito. Ele não teria simplesmente forçado Stannis a viajar do leste até Porto real. Ele teria tido a oportunidade de um ataque coordenado de 18.000 nortenhos para fazer cair os portões da Capital mal protegida. O truque de fogo de Tyrion só poderia funcionar apenas uma vez e pelo mar. Em vez de ser ultrapassado pelas forças unidas de Jardim de Cima e Casterly Rock, Stannis teria se aliado a Robb e lidado com essas forças em terra e o jovem lobo poderia assistir de uma visão privilegiada enquanto Stannis levava suas cores vermelhas pelas aguas. Jofrrey, Cersey, Tyrion, e provavelmente Sansa, todos estariam mortos, mas a guerra teria sido vencida, e Robb teria sua vingança. Em vez disso ele agora repousa e suas irmãs, apenas elas podem vingar a eliminação de sua linda coroa.





8. Renly Baratheon, O Rei de Ponta Tempestade



Naturalmente, Catelyn e Robb poderia ter tido tempos mais amenos se soubessem que o irmão do Rei, Renly suplicou pela união de todos antes da morte do irmão. Isso não quer dizer que Renly estaria errado em declara-se rei. Apesar de que Stannis, e a história de sua família comprova suas palavras na segunda temporada "O poder reside onde os homens acreditam que ele reside". E Renly era um homem muito poderoso ao olhos dos senhores de Westeros, de Winterfell e os outros aspirantes ao trono de ferro. Stannis tinha a melhor reivindicação ao trono destrimento de Joffrei e Tommen, as semente incestuosas que não eram frutos de Robert Baratheon, a despeito do irmão mais novo Renly. No entanto Stannis é o pior dos jogadores da guerra do trono entre todos

Ainda assim, Renly provavelmente não antecipou que Stannis poderia ganhar o jogo e empurrou para o conselho a tarefa de declara-lo vitorioso na falta de seu irmão. Stannis trouxe a magia a equação e usou o vente de Melisandre como sua maior arma, um bebê nasceu a sombra e que cometeu o pecado do fratricídio, No entanto, Stannis não teria nada para condenar-se aos olhos dos deuses antigos e os novos e se Renly não tivesse tentado saltar a linha de sucessão e declarando-se rei. Ainda mais importante, se Renly e Stannis estivessem unidos, Jardim de Cima nunca teria se desviado para o acampamento de guerra dos Lannister.

Sem Jardim de Cima na equação, o ataque surpresa de Tywin Lannister sobre Blackwater poderia não ter sido tão surpreendente... ou decisivo. Além disso, mesmo que Porto Real sobrevivesse a esse primeiro cerco, ficaria sujeito a fome devido ao corte da rota de carregamento de grãos, e o primeiro ataque da turba a Joffrei na segunda temporada se tornaria um de muitos e não demoraria muito provavelmente mais tempo, mesmo que tivessem sobrevivido a batalha da Baia de Blackwater.





7. Balon Greyjoy, o Rei das Ilhas de Ferro


Ninguém se importa muito com Greyjoy ou os homens de ferro como um todo. E isso é provavelmente, porque eles são, tipo assim, os sertanejos de Westeros. Ah, claro, e eles tem sua própria moda que os fazem semelhantes não aos Vikings conquistadores como nos fazem crer, estariam mais para ser algo como a Bélgica, ou Luxemburgo quando sonharam conquistar a totalidade da Europa continental. Cada geração de homens de ferro, de algumas esparsas ilhas sub-povoadas, pensaram poder chamar assim mesmo de reis, e cada geração teve que ter um despertar rude de seus sonhos.

O estupido juntador dessa turba orgulhosa é Balon Greyjoy. O equivalente a um bom menino-velho de Los Angeles que pinta uma bandeira confederada em sua pick-up. Balon parece pensar que os homens de ferro devem subir novamente ao trono, mesmo que da última vez que ele liderou seus compatriotas para cima de Westero pelo mar, queimando lenisporto, as forças combinadas de Porto Real, Ponta Tempestade e Winterfell desceram sobre sua casa o que resultou na morte de seus dois filhos e o sequestro de um terceiro. Honestamente, Robert e Ned deveriam ter cortado a garganta de Balon.

Quando Theon Greyjoy retorna para casa para contar a Balon de uma potencial aliança com Robb Stark, o velho Balon trata sabiamente esta com certa desconfiança. Mas não porque as chances de Robb vencer pareciam duvidosas, no melhor das hipóteses, mas porque ele tinha uma ideia muito mais estupida: Ele conquistar o norte enquanto o jovem lobo está lutando no sul.. Se Robb vivesse ou morresse no processo, os exércitos do norte voltariam um dia, e eles não estariam dispostos a dobrar os joelhos a uma linhagem encharcada de inicializações que orgulhosamente admitiam não saber andar a cavalos e nem arar a terra. Eles são idiotas, era isso que pensavam. Tudo que Balon fez, foi jogar o norte em completa desordem, criando um vácuo de poder propicio para monstros como Ramsay Snow, o bastardo de Bolton, se alimentarem do caos. mas isso nunca vai acabar enquanto eles não experimentarem uma derrota completa e absoluta. Existe coisa pior do que um povo que anseia por continuar lutar uma guerra que já tem perdido geração a geração?

Esses são os três primeiros culpados de nossa lista, voltaremos com o resto em breve.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!