Estava eu me questionado sobre o que postar hoje quando, de repente, me veio a pergunta? Como não falei do disco do Noah Gundersen por aqui ainda? Um dos melhores cds do ano?
Conheci o Sr. Gundersen quando estava viciado na música A Case of You, da Joni Mitchel (que meu irmão também descobriu recentemente), e encontrei um cover feito pelo cara no Youtube. Era uma das coisas mais bonitas e tocantes que eu havia visto na vida e, daquele momento em diante, me tornaria um enorme fã daquele cara.
Breve e emocionante história contada, vamos ao que interessa!
Ledges é o primeiro disco completo de Gundersen, já vem com toda a carga de seus EPs anteriores, toda a experiência adquirida pelo cantor e compositor e uma imensa carga emocional/dramática. Tenho um enorme apreço por esse álbum por uma série de motivos, mas, principalmente por ter me acompanhado durante a leitura do livro O Nome do Vento (que, por sinal, ainda não acabei :p). O disco se tornou uma trilha sonora improvisada e cada música acabava se encaixando de uma forma ou de outra à jornada de Kvothe. É ouvir uma ou outra faixa e ser automaticamente transportado para aquele mundo.
Mas, mais que uma trilha sonora ocasional, Ledges é uma obra poderosa, com um espírito velho, cansado e sábio. Não são apenas sons e palavras, mas ecos, lembranças e profecias. Poesia e feitiçaria. Ledges é sobre paixões que queimam no peito, separações que esfriam a alma. É sobre encontrar almas gêmeas, sobre encontrar a própria alma em si mesmo. Vida e morte, começos e fins...
Não é um álbum fácil, foi liberado em um momento turbulento do ano, disputando meus fones com o absolutamente perfeito Post Tropical do James Vincent McMorrow, não é um disco feliz, há uma ou outra faixa que não dê uma aperto no coração, mas em geral é bastante melancólico. Não é perfeito, nem tenta ser. Mas não é algo que se torne menor por isso ou por nenhum outro motivo.Ledges é algo pra se ter consigo. Seja nos melhores ou piores momentos, seja para se sentir imenso ou diminuir e sumir. Seja para ouvir sozinho ou ao lado do amor da sua vida. Há uma faixa para cada momento da vida, assim como há uma ocasião para cada canção de Ledges.
Noah Gundersen é um cara que viveu um bocado e tem um monte de coisas pra falar. O mínimo que você pode fazer é ouvir.
Minhas favoritas: Poor Man's Son (belíssima), Isaiah, Separator (foda demais!), Ledges, Poison Vine, First Defeat e Liberator. O disco quase inteiro.
PS: repararam como o molequinho da capa do disco é a cara do Patrick Stewart?


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!