Então um dia minha namorada me deu Bidu - Caminhos.
Tenho um ritual para ler uma revista em quadrinhos. Consiste em uma série de tentativas frustradas de engatar na leitura, dias carregando a revista embaixo do braço, semanas olhando-a de ponta a ponta, abrindo-a em páginas aleatórias e cheirando-as demoradamente.
Faz um mês que minha namorada me deu a revista de presente. Hoje eu finalmente li.
Sou um apaixonado pelo selo MSP, que nos está sendo presenteado pela PANINI. Tenho todas as revistas lançadas. Li todas. Amo todas. Minha favorita é a do Piteco, mas eu sou fascinado por todas as outras. A do Astronauta é uma das coisas mais impressionantes que já li. Laços, da Turma da Mônica, é belíssima e emocionante. Pavor Espaciar, do Chico Bento, é engraçada e divertidíssima. Mas Caminhos foi a que mais me deixou próximo às lágrimas.
A HQ foi concebida pelos espetaculares contadores de história Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho, responsáveis pelo site Quadrinhos Rasos. O Quadrinhos Rasos é um parágrafo à parte, uma ideia brilhante. Os caras transformam músicas em quadrinhos da forma mais inusitada e criativa possível.
Mas estamos falando de Bidu. Bidu que foi o primeiro personagem criado por Maurício de Sousa, Bidu por quem Maurício nutre um carinho imenso, Bidu que iniciou a fantástica carreira de Maurício de Sousa...
Uma responsabilidade imensa para os dois: o cãozinho azul nada mais é que a pedra fundamental do universo idealizado pelo mestre dos quadrinhos brasileiros, o homem que ensinou milhões de crianças a ler. O cãozinho não poderia receber uma HQ meia boca, não que isso seja possível ao Selo MSP. Esses caras atingiram aquele ponto em que um artista (ou vários deles, como é o caso) não erra nem se quiser... Mesmo assim, cuidar dessa HQ não deveria ser uma tarefa fácil. Além disso, o personagem dava aos artistas uma liberdade perigosíssima.
Acompanhamos aqui a história de como o cachorro e seu dono, o Franjinha, se conheceram, de como seus caminhos se cruzaram várias vezes até o dia em que eles se encontraram. De como a mais antiga e duradoura amizade do universo da Turma da Mônica teve início: o garoto precisava de um amigo, o cachorro precisava de um lar. Acompanhamos a jornada do animal em busca de um lugar no mundo, enfrentando as mais diversas situações, os mais dramáticos perigos e a mais opressora das chuvas. Amigos são feitos, inimigos são desfeitos, toda uma jornada é traçada... Até o destino que todos conhecemos.
Damasceno e Garrocho fizeram um trabalho incrível! Cuidaram da HQ com um carinho que transborda das páginas. Pensaram em cada detalhe, cada um deles...
Eles encantam com suas onomatopeias que interagem com ambientes e personagens, abrem um sorriso com a genialidade da comunicação dos bichos, que apesar de não ser algo totalmente original, foi usado de forma muito inteligente. E tem a arte... A arte de Caminhos é LINDA!
Encurtando a história, Caminhos é... Perfeito. Artisticamente falando, emocionalmente falando, narrativamente falando... É lindo, é bem escrito, é criativo... Não tem como fazer uma análise disso! Você precisa ler, precisa ver, precisa prestar atenção a cada, cada balão, cada onomatopeia...
Das duas uma: ou você acaba com um sorriso no rosto ou com os olhos cheios d'água...




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!