Olá, 01PDnautas! Hoje, o Ladrão de Almas traz mais uma daquelas listinhas sem-vergonhas para dividir com vocês. Curioso, você pergunta: e quem será o homenageado de hoje?
Eu respondo: você já viu lá em cima, não se faça de bobo. :p
Hans Zimmer, senhoras e senhores! Hans Fucking Zimmer, um dos compositores de trihas sonoras mais conceituados dos dias atuais. Segue um breve histórico do rapaz:
Nascido em Frankfurt, na Alemanha, no ano de 1957, Hans começou sua carreira como tecladista nas bandas Ultravoz e The Buggler. Em 1988 deu-se seu primeiro trabalho a ser reconhecido, a indicação ao Oscar pela música tema de Rain Man. É responsável também pelas trilhas de grandes franquias (Batman de Nolan, Piratas do Caribe, Sherlock Holmes), e tem se tornado um grande e constante colaborador dos trabalhos com Christopher Nolan.
Seu estilo privilegia os sons metálicos, o uso de sintetizadores e vozes em coro. Geralmente passa emoções com muita intensidade através de sua música, cobrindo a ação de maneira épica - mas também tratando momentos intimistas com delicadeza e profundidade.
E agora que você já sabe quem o cara é, segue a lista com as minhas escolhas:
1. Batman Begins
Um dos motivos da trilha sonora de Batman Begins ser foda é o nome das faixas: eles usaram nomes de espécies de morcegos! Aqui, as três que acho melhores do disco: Molossus, Myosotis e Corynorhinus. Momentos distintos de ação e sentimentos intimistas, executados de maneira excepcional por Hans e por James Newton Howard.
2. Inception
Ajudado pelo gigante/brilhante guitarrista Johnny Marr, Zimmer nos entrega duas faixas de ouro em Inception: "Dream is Collapsing" e "Time". Sem falar no tema recorrente, a música "Non, Je Ne Regrette Rien", que ficou conhecida na voz de Édith Piaf, usada numa velocidade diferente e tornando-se a essência do sonho contado por Nolan. A trilha de Inception é inseparável do filme, e a experiência que Nolan nos passa, uma grande parte dela só é possível por conta da música do alemão.
3. The Man Of Steel
Novamente a mostra da genialidade de Zimmer, criando uma trilha que rivaliza em riqueza com a eterna trilha de John Williams para o Superman. Em The Man Of Steel, o épico e o alienígena reúnem-se na música de Hans para contar a história de Kal-El/Clark Kent, e nos emociona na medida em que nos faz visualizar a vida do kryptoniano entre nós. Não somos, em momento algum, poupados das emoções que as músicas criam em nós - novamente, de maneira orgânica. Destaco aqui as faixas "Look To The Stars", "Sent Here For a Reason" e "Flight". Belíssimas, complexas, alienigenas e, ainda assim, tão humanas quanto o homem de aço.
4. The Dark Knight
Destaco aqui duas faixas da trilha sonora que ganhou o Grammy: "Why So Serious" - tema do Coringa (e como tal, caótica, imprevisível e assustadora) e "I Am The Batman" - uma faixa escura, densa e úmida, que remete ao primeiro filme. Esta trilha também conta com a participação de James Newton Howard.
5. The Last Samurai
A trilha sonora de The Last Samurai é uma daquelas que consegue te pegar sem muito esforço. Eu dormi durante muito tempo ouvindo estas composições de Zimmer, e elas têm um significado todo especial para mim. Eu me sentia transportado para o Japão feudal enquanto ouvia essas peças de delicadeza criadas pelo alemão, e sempre me questionei como alguém poderia ter alcançado um grau tão profundo de conhecimento a ponto de passar essas emoções de maneira tão verdadeira e cristalina. Destas, destaco as faixas "A Way Of Life", "The Way Of The Sword" e "A Small Measure Of Peace".
6. The Ring
A trilha sonora de The Ring é absurdamente assustadora e bela. Cordas e sons metálicos, uma percussão nervosa e o sentimento de desespero fazem estas composições serem sensacionais. Destaco aqui a faixa "This Is Going To Hurt".
7. Crysis II
Uma das trilhas mais bacanas de games de todos os tempos, a faixa de abertura de Crysis - que também é a música-tema, passa uma urgência desesperada e, ao mesmo tempo, uma pequena possibilidade de esperança. Um jogo de alto nível precisa de uma trilha à altura. A música é simplesmente empolgante demais.
* * *
Se você ainda não conhecia o trabalho do Hans, ou ainda não associava a música à pessoa, esta é uma oportunidade para você. Se você já conhecia mas nunca teve como organizar uma playlist bacana, seguem minhas opções.Um abraço a todos e uma boa semana!
Definitivamente Hans, junto com Danny Elfman, cada um ao seu próprio modo, são meus compositores preferido de trilhas para o cinema. Parabéns pelo excelente post.
ResponderExcluirSimplesmente amo as musicas do Hans... Perfeitas, acabam de certa forma se tornando personagens dos filmes
ResponderExcluir