domingo, setembro 28, 2014

Orelha de livro: Os 13 porquês (by Jay Asher)

     
      Esse livro conseguiu me pegar de uma maneira que não consegui parar até terminar, e depois disso não pude parar de pensar em como tudo na vida, o menor ato que seja pode fazer uma diferença tão grande na vida de alguém.

          "Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito.”

          Nós conhecemos o personagem Clay, que recebe um pacote com 13 fitas cassete gravadas pela garota que ele gostava antes dela se matar. Nessa narrativa, vemos Hanna contando como cada coisa que as pessoas da lista que ela fez e que vão receber essas fitas fizeram ou não fizeram que a levou a cometer suicídio.

"Não dá para fugir de si mesmo. Não dá para tomar uma decisão de deixar de se ver para sempre. Não dá para tomar a decisão de desligar aquele ruído dentro da sua cabeça."

           É um pouco angustiante no aspecto que você acaba se afeiçoando a personagem da Hanna e desde o começo você sabe que ela já se matou e por mais arrependidas não existe nada que ninguém da lista pode fazer para ajudá-la agora.

          A principal pegada do livro pra mim foi exatamente essa, nos fazer refletir como nossas ações podem ter consequências drásticas que não podemos mudar. Podemos sentir a agonia do Clay ao ouvir cada fita e fazer parte de cada momento ruim da vida dela, pensando em como tudo quem saber poderia ter sido diferente.

          Um ótimo livro principalmente pros jovens pensarem sobre como o que ás vezes consideramos uma simples brincadeira pode acabar magoando alguém de uma maneira muito profunda.


Um comentário:

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!