domingo, janeiro 19, 2014

Helix - Episódio 3 - Alguém ai sabe o que está fazendo?

Dia 19 Ano II

Estamos no terceiro episódio de Helix, o que significa que estamos no dia 3 da infecção-surto-negro-zumbi em uma estação de pesquisa no remoto ártico executado por um cientista misterioso e seu ajudante canadense bonitão. E as pessoas bonitas do CDC que vieram ara resgatá-los não podem fazer seu trabalho por que aqui todos os cientista são um pouco loucos. Se não eles, o pessoal dos roteiros devem ser.
Helix é uma série elegante, e seu zumbis seguem a tendência atual de mover-se rapidamente, mas seu enredo se move muito lentamente. Este episódio foi repleto de cenas onde nada acontece alem de gritos slow-motion. Tem sua própria atmosfera, mas nos impede de ir a qualquer lugar com a história. É hora de acabar com a enrolação!

Um dos cientistas se tornou um "vector", um zumbi-gosma-preta que infecta os outros vomitando em suas bocas. Quando os outros cientistas da Arctic Biosystem descobrem que ele está correndo por aí á solta, eles se tornam apenas pessoas que correm desgraçadamente. "Ele está matando as pessoas!" grita o cara que tem sido uma espécie de dor na bunda até agora. Em seguida, o resto dos cientistas se tornam uma multidão enfurecida gritante e querendo da no pé do lugar. Esse tipo de cena faz muito sentido em muitas histórias de zumbis, mas aqui parece apenas preenchimento incompreensível.

Primeiro, estes cientistas deveriam saber, pelo menos minimamente, por se tratar de algo com muitas camadas de segredo, o que esta acontecendo - porque eles se inscreveram para trabalhar em um centro de pesquisas não regulamentado que lida com coisas como a varíola e outras doenças infecciosas. Está é uma das grandes "revelações" do episódio - Hisroshi diz a Alan que a Arctic Biosystem estava tentando chegar a algum tipo de panaceia para todas as doenças do mundo (Hum? OK), e portanto eles tinham um estoque especial de vírus da varíola, o que pode significar que tem mais coisa nessa caixa de pandora. De fato os cientista chegaram a uma versão beta da merda em que trabalhavam. Infelizmente, apenas 25% dos indivíduos que receberam a cura para tudo, na verdade sobreviveram para se divertir e gritar.

Assim, cada cientista da Arctic está familiarizado com os procedimentos de isolamento, e eles sabem o riscos, Eles sabem que estão lá para trabalhar em doenças horrivelmente mortais. Além disso, no cenário que estamos discutindo, eles sabem que estão trancados lá dentro. Então por que diabos eles estão se comportando como pessoas que não tem ideia do que está acontecendo, e que pensam que se eles correrem para o corredor eles conseguirão encontrar uma saída?

Está série tem a sorte de ter uma premissa poderosa que envolve um edifício com mais de 100 cientistas dentro dele. Por que não usar isso, fazendo-os agir como o que são ao invés de tentar coloca-los num grupo padrão "multidão que enlouquece" de qualquer história de zumbis? Eu não estou afirmando que cientistas não enlouquecem, mas este são cientistas que sabem o que estavam fazendo. Eles não são ignorantes. Tem que haver uma forma mais plausível para mostra-los ao invés dessa merda de perda tempo.

Em última análise, este episódio mostra o momento crucial em que todo o desenvolvimento da trama está zerado. O que vem por aí é o que me assusta de verdade, mais que os zumbis-gosma-preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!