segunda-feira, dezembro 30, 2013

Wojciech Kilar - Dracula de Bram Stoker Soundtrack, ou: Nós somos os vampiros.

-2.

Ontem, 29 de dezembro de 2013, falecia um dos músicos mais respeitados do mundo: Wojciech Kilar. Ele fez a sua estréia em composição de trilha para um filme de língua inglesa com a adaptação do Drácula de Bram Stoker de Francis Ford Coppola. Outras composições para filmes de língua inglesa incluem os filmes Death and the Maiden (1994), The Ninth Gate (1999) e The Pianist (2002), os três sendo de Roman Polanski, e também o Portrait of a Lady (1999) de Jane Campion.


Falaremos hoje, brevemente, de seu trabalho para o filme "Dracula de Bram Stoker", realizado por Francis Ford Coppola.


O filme é belissimo: a história clássica, os figurinos, a maquiagem, a atuação de Gary Oldman... mas todos sabem que a verdadeira alma de um filme é a trilha sonora.

E a trilha de Kilar para "Dracula" é assustadora. Uma trilha clássica, recheada de baixos profundos e marcantes, violoncelos desesperadores, vocais insanos e pequenos barulhos... você se vê imerso no mundo escuro e sombrio de Vlad Dracul e sua busca por amor e redenção.

Tudo isso infiltrado em nós pelo talento desse músico espetacular.


E o medo? As músicas estão recheadas de medo - mas não de algo barato e superficial. É algo mais profundo, uma mancha negra e pútrida que vem de dentro para fora.

E o amor? Algo tão intenso e ardente que não pode ser humano. É, talvez, sobre-humano.

Nós somos os vampiros.

Graças à música de Wojciech Kilar.

Durma em paz, Maestro.



Longos dias e belas noites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!