sábado, dezembro 14, 2013

Hostinger - melhor servidor de hospedagem gratuita - Instalação do Wordpress.org

No post anterior comentei sobre o uso do hostinger como servidor web. Hoje vou continuar falando e mostrando a instalação, atualização, tradução para português do Brasil

O Wordpress é um sistema de controle de conteúdo (CMS). Muito usado pela enorme possiblidade de customização, pela rapidez, o suporte excelente da comunidade, pela quantidade e qualidade de plugins, além é claro da facilidade de uso e manutenção.

http://i1.ytimg.com/vi/oXcSOH--Ycc/hqdefault.jpg


O Wordpress concorre com o blogger do google, tendo como grande diferencial a possibilidade de utilizar o código fonte aberto e gratuito para você mesmo montar seu gerenciador de conteúdo da forma como achar melhor. Através do cpanel(painel instalador que automatiza e gerencia aplicativos web) , esse tutorial tem como objetivo guiá-lo de forma simples e prática.
Se o seu caso é apenas blogar a vontade sem se preocupar com a estrutura ou se você não tem tempo nem necessidade de algo mais adaptável ou se simplesmente não quer gastar dinheiro com templates pagos. Você pode utilizar o serviço de blog do próprio Wordpress no endereço http://pt-br.wordpress.com/ ou se você preferir blogger da google http://blogger.com/.

Existem grandes sites que utilizam o cms do Wordpress, neste artigo você pode ver 20 grandes designs de sites com beleza e bem funcionais http://www.escolawp.com/2010/08/20-sites-incriveis-que-usam-wordpress-e-ninguem-imagina/.

Ao logar-se em sua conta no hostinger, clique em hospedagem, depois em painel de controle. Você terá uma tela semelhante a esta abaixo, na qual você poderá entre vários serviços.

Escolha Auto Instalador


Agora Wordpress


Preencha os dados pasta a ser instalada, nome do login de administrador e a senha. Depois clique em Instalar Wordpress 3.3


O ideal é que você faça um print dessa tela e guarde. É nela que temos as informações que serão utilizadas mais adiante, para manutenção e modificações que serão feitas. É bem rápido a criação do banco de dados e scripts.



Entre com seu login e senha de administrador


Pronto. Ao logarmos temos acesso a esse ambiente e ele é exatamente o mesmo que você encontra quanto cria uma conta no www.wordpress.com a grande diferença é que lá existe uma grande restrição em relação aos temas/templates em termos de customização, ou seja você não consegue instalar novos templates. Ou você utiliza os gratuitos já disponíveis ou você paga por templates que você se interessar.

O Autoinstalador do hostinger, usa a versão 3.3, faremos então a atualização para a versão 3.7, que no momento é estável e vem com novos recursos e melhoramentos, visuais, de segurança, etc. 
Clique em Updates (No canto superior esquerdo)


Clique Update Now em cor Cian.


Atualizando


Pronto. Atualizado


Mas note que ainda está em inglês. A tradução é manual mas é bastante tranquila. 
Primeiro uma busca rápida no google.


Agora baixemos o pacote completo. Depois vamos extrair somente o que queremos. (no canto inferior direito)





Abra a pasta que você baixou e descompacte clicando com o botão direito depois em extrair.


Entre na pasta descompacta wordpress, depois em wp-content/languages.


Agora vamos voltar ao painel do hostinger e instalar um gerenciador de arquivos e depois fazer um upload das pastas e arquivos necessários, além de modificar o wp-config.php


Instalando gerenciador de arquivos


Usando o gerenciador já instalado



Clique em Editar arquivo


Buscar pelo termo WPLANG (CONTROL + F), e deixar como na figura abaixo, depois clique em salvar.
define('WPLANG','pt_BR');


Agora vamos fazer o upload, dos arquivos e criar as pastas necessárias para tradução.

Entre na pasta wordpress/wp-content e crie uma pasta com nome de languages
 

 Assim...


Entre na pasta languages clique no disquete para fazer upload. Note que aqui só podemos fazer upload de arquivos, por isso vamos ter que criar as pastas. Você vai ter que ir até a pasta wordpress/wp-content/languages do seu computador e selecionar os arquivos abaixo.


Ficará assim...


Agora criaremos a pasta themes

  

Entraremos nela e faremos um novo upload com os temas abaixo.


Ficando assim...


No começo do post falei sobre guardar as informação de senha e login, agora é a hora de usá-las.



Nessa tela temos a url de login admin e é ela que você vai usar para acessar o ambiente wordpress que você acabou de instalar/atualizar/traduzir. Veja abaixo...



Aqui estamos na interface de administração do site/blog wordpress
 

Aqui a interface de blog.



Eu fico por aqui. Qualquer coisa comentem aqui embaixo. Críticas são nossos combustíveis para melhores postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!