terça-feira, dezembro 31, 2013

Até mais, minha gente - por Michel Euclides.

o fim
releva o desenho. a intenção foi boa.

2013 foi um ano estranho. Houve um equilíbrio insano entre perdas e ganhos, violência e serenidade, guerra e paz. Eu saí que nem o Cravo após a briga com a Rosa, na cantiga infantil. Sim, ferido, despedaçado e vazio.

Mas é um vazio bom - que me enche de uma sensação que me enerva: o reconhecimento de que, na verdade, eu não sei de coisa alguma, e de que sou muito menos hábil com as coisas, pessoas, lugares - e etc. - do que eu gostaria.

Após o balanço - em que nosso personagem principal reconhece, de maneira estranha, que é um porcaria vaidoso, orgulhoso e arrogante - inicial, falemos do que motivou tudo isso: meu quarto filho, batizado de "Um Por Dia", vulgo 01Pd.



O Felipe, no fim de 2012 - após o fim do mundo, claro! - surgiu com uma ideia bacana: falar, todos os dias, de um filme diferente. Eu - de gaiato - disse: "E se nós falássemos de música também? Um disco por dia?".

Topamos. E nos três primeiros meses? Só alegria. Havia material. Havia disposição. Havia internet. E havia muito, mas muito desejo de fazer algo significativo em relação à dispersão de cultura.

Talvez você não tenha percebido, caro 01Pdênauta, mas nosso site mudou de estilo várias vezes. E não estou falando apenas de estética. Nós mudamos de postura e de alma, algumas vezes. Fazíamos o 01Pd pelos amantes de cinema, literatura, teatro, música, escultura, arquitetura e comics (quadrinhos... né, Giovanildo?), mas percebemos que também fazíamos este site - que iniciou blog - para nós mesmos.

Daí, seguimos. O Felipe Pereira me salvou uma trezena de vezes - e eu o sobrecarreguei deveras. Mas garanto a vocês, e a ele, que sempre foi por motivos justos. Ele é, de longe, o maior amante-conhecedor de bom cinema que eu conheço. Dotado também de bom gosto musical e literário, é a prova viva de que há esperança para os jovens. O carinho e admiração que nutro por esse cara são imensos, e ele sabe é meu irmão-filho preferido. Ele é o alicerce do 01Pd.

Seguimos de perto um de meus mestres, o Assis Oliveira. Amigo, mentor, filósofo, cantor, monstro sagrado - diria o Faustão. Devora livros e filmes como quem bebe água, tem opiniões fortes e concentradas. É focado e sabe o que diz e o que faz, e é um dos pilares que sustentam o 01Pd. Fiquei muito feliz quando aceitou nosso convite para fazer parte do 01Pd, e logo se tornou um dos principais colunistas/autores. Não preciso dizer o quanto sua constante companhia e sua sabedoria tranquila são importantes para mim. Ele sabe.

Daí, Giovanildo Teixeira, o curinga do 01Pd. Amigo meu pessoal de mais de uma década, entrou no 01Pd numa onda bacana e veio de lá para cá dando conta do recado. Ele é o olhar diferenciado, a preocupação boa: enquanto eu sou meio Dark Side, ele é totalmente da luz. Admiro pra caramba esse camarada que é uma das maiores inteligências que conheço. Ele é, também, um dos pilares do 01Pd.

A Janiê eu conheço e não conheço. O olhar feminino, a cultura, o viés filosófico... ela vem em outro nível, subindo a qualidade do site só em aparecer com suas postagens excelentes. Agradeço ao Felipe por tê-la trazido, e a ela por ter ficado. Mais um pilar.

A Daniely (mais um pilar!) - presente do Magno Matos. Escritora e leitora voraz, traz ao 01Pd alternativas e vieses diferenciados. Como a Janiê, ela sobe o nível do site e o leva mais longe, até pessoas que nós, de outra forma, não alcançaríamos. Só temos a agradecer, Daniely. 

O Magno Matos é meu mentor, amigo e irmão. Ele fica nas sombras providenciando melhorias e maneiras de deixar o 01Pd mais sólido, maciço e acessível. Grato para sempre, meu amigo e irmão.

O Alex Martins é amigo, irmão e colunista esporádico. Bem esporádico. Mas suas contribuições são inegáveis, sempre com boas ideias, conselhos e companhia. Obrigado, meu irmão e amigo.

Agradeço, muito demais mesmo, à minha família: esposa Daniele, mulher forte e compreensiva, que me acordou várias vezes às 23:30 com a pergunta "Tu não vai postar hoje não?". Ela nunca reclamou desta insanidade, e sempre me apoiou; ao Nicholas, meu filho querido, dono de uma inteligência sagaz e cética, que emociona o papai com seu carinho de Hulk. Ele é meu guitarrista preferido; e à Maria Julia, minha princesa amazona, que senta para ouvir música com o papai. Ela é minha baterista mais amada.

Tivemos alguns companheiros que estiveram conosco por um tempo e, por algum motivo não puderam continuar até o fim. Agradeço a eles por suas contribuições, e aguardo por uma oportunidade de trabalharmos juntos num futuro.

Esse é meu adeus e até daqui a pouco. Estou entrando em hiato, e retorno lá pro finalzinho de janeiro. Até lá, vou escutar música para me divertir, ver filmes para curtir, ler para viajar. Sem compromisso.

Mas, se algum dia a vontade estiver violenta de mais, eu posto alguma coisa.

Quem sabe?

Aguardem mudanças.

Obrigado pela força, pelo carinho e pelas críticas. 

Cinco luas pra vocês.


Um 2014 cheio de coisas boas.


A gente se vê.


3 comentários:

  1. Tenho mais alegrias na na vida que dissabores e entre essas alegrias tem uma da que eu faço questão de cultivar todas as horas da minha vida. Conhecer esse ser humano único que é o Michel. Não sou de lisonjas, mas esse merece cada uma. Aos poucos outro cara ganhou meu coração. Felipe, o irmão. Vem da mesma estirpe, portanto não poderia se sair de outra forma. O 1PD é o resultado da ousadia e coragem desses caras e é algo que aprendi a amar. Comecei pela vaidade, pelo desejo de compartilhar opiniões, frustou-me a falta de comentários de nosso leitores, e depois virou o prazer de escrever por escrever, como me mostraram os dois. Viciei-me, e não tenho mais vontade de parar. Nem para tirar férias. Vou tentar manter o ritmo enquanto eles descansam. Posso dizer com segurança. o "mestre" também aprende com esses dois caras. E o Gigio heim? que bela surpresa. Meta para 2014? reunir todos os pilares num só lugar, quem sabe na batcaverna, Feliz 201PD4 a todos.

    ResponderExcluir
  2. Sou muito lisonjeado de participar dessa equipe, sempre me sinto bem quando estou cercado de pessoas que percebo que posso aprender muito mais do que sei, apesar de acreditar plenamente na diferença dos saberes, sinto-me aqui como se estivesse entre os jedais(aportuguesei) do conhecimento. Sempre disse que não gostava de escrever, copiar, gostava sim de compor e aqui é um espaço que tem me enriquecido. Parabéns a vocês tudin que botaram pra voar as bandas no blog/site.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Michel Euclides! Você conseguiu colocar em palavras o que esse ano significou. Obrigado!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!