quinta-feira, novembro 14, 2013

Elysium - Neil Bloomkamp (2013)

Dia 318.

Elysium - 2013
Direção: Neil Bloomkamp
Com: Matt Damon, Jodie Foster, Wagner Moura, Sharlto Copley, Carly Pope e Alice Braga

Eu vi/li uma crítica sobre Elysium num site conceituado de cinema/entretenimento que deu uma nota baixa para o filme e o diretor por ter feito um filme que tem a sua cara: Neil Bloomkamp fez um filme Neil Bloomkamp - ricos e pobres, excluídos e inclusos, alguém tentando fazer parte de algo, a desigualdade social, o problema de fronteiras... os camaradas criticaram o filme e o diretor por ser politizado.


Ok. Não vou dizer qual foi o site - mas os camaradas que o fundaram perderam algo no caminho. A receita do omel... bolo. O fio da meada. O prazer de ver um filme e se divertir, ou de apenas assumir que um filme é bom.

Elysium é um filme excelente. Deixo aqui as cinco luas de início, depois continuo.


Elysium conta a história de Max da Costa, um ex-criminoso que tenta agora viver de seu trabalho numa Terra devastada, exaurida de seus recursos naturais, poluída e superpopulosa. Os pobres vivem no que sobrou do planeta; os ricos moram em Elysium, uma estação espacial que orbita a Terra. Ali ninguém adoece nem envelhece, pois há máquinas capazes de reconstruir as células e consertar os danos - sejam quais forem.

Max deseja ir para Elysium desde criança, mas apenas os cidadãos autorizados podem ter acesso - e dinheiro - para viver lá.

Num dia, Max sofre um acidente que lhe dá cinco dias de vida, e então resolve explodir tudo e fazer o que for preciso para chegar em Elysium e salvar sua própria vida.

O roteiro do filme não é lá essas maravilhas, mas convence. O visual e o som... cara, eu diria que o Bloomkamp é o mago máximo dos efeitos digitais da atualidade. O filme te deixa embasbacado.

Atores: Jodie Foster não precisa se esforçar. Sua vilã é abominável. Matt Damon está mediano, mas convence quando necessário. 

Agora os fantásticos-excepcionais ultra-mega: Alice Braga é linda, talentosa e sobra em cena, apesar de aparecer pouco. Sharlto Copley está insanamente louco! Totalmente irreconhecível e diferente de qualquer coisa que já tenha feito. 

E Wagner Moura... cara, eu vi o próximo Coringa. O Spider dele é muito louco! Todo o talento do cara... disseram pra ele: faça um psicopata com uma causa. 

Foi lá e fez.

Ele xinga em português, e isso me deixou muito orgulhoso. Sem falar que o inglês do cara tá muito bom.

Enfim: não espere um novo Distrito 9. Este é diferente. Único. Uma ficção científica como se faz pouco hoje em dia.

Assistam e não se arrependam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!