As descargas eletrostáticas ocorrem quando um componente eletrônico é tocado por um técnico, vendedor, usuário, etc. O que pode resultar em problemas de funcionamento do equipamento, peça, tocado.
Quem não lembra daquelas experiências escolares, as quais esfregávamos um bastão no cabelo para atrair alguns pedacinhos de papel.
Só que no caso dos equipamentos eletrônicos essa carga acumulada descarrega em circuitos sensíveis que não suportam e apresentam problemas. Essas tensões são muito baixas para nós sentirmos o choque, ou aquele beliscão tão famoso. Para ser perceptível para nós é necessário uma tensão acima de 3000 volts. Infelizmente no caso dos chips é necessário apenas algumas dezenas de volts para a queima, ou dano parcial.
Os danos catastróficos - a queima - inutiliza a peça de forma permanente, em contrapartida os danos latentes são ainda piores vistos que você conta com um equipamento que somente após a compra poderá perceber a falha e muitas vezes precisa conviver com instabilidades de funcionamento decorrente da queima de somente uma parte da peça.
Fabricantes fazem seu papel avisando em lugar visível a importância da prevenção e cuidados com manuseio das peças.
Umidade Relativa do ar influência, mas nem tanto. O ar seco tem a propriedade de acumular mais energia estática. Mesmo em um ar com umidade alta, ao pisar em um carpete, podemos acumular uma energia estática de 1500 volts, o que é o suficiente para queimar um chip. Além do carpete lã, e coisas peludas de forma geral atraem muita energia estática como o gato, cachorro por exemplo.
Sim eu sei que esse é um site sério. continuemos...
Abaixo uma tabela com a sensibilidade de alguns componentes eletrônicos:
Cuidados
O manuseio é a principal causa. Podemos evitar muitos problemas, com procedimentos simples como tocar uma parte metálica, que pode ser o próprio interior do gabinete do pc, a cada 15 minutos. Para quem trabalha na área, dando manutenção em pcs frequentemente, o ideal é que use uma pulseira estática, esta fica presa ao pulso e na outra ponta é conectada a uma parte metálica de preferencia aterrada.
O aterramento é outro procedimento extremamente simples que faz uma diferença enorme na prevenção de descarga elétricas e queima de equipamentos. Através de um cabo de ferro espetado no chão e conectado ao terceiro pino das tomadas de energia, o qual direciona as cargas danosas para o solo, evitando inclusive que tomemos choque.
BOA SEMANA A TODOS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!