quinta-feira, setembro 26, 2013

Odd Thomas

Dia 269
Odd Thomas - 2013
Dir: Stephen Sommers
Elenco: Anton Yelchin, Willem Dafoe, Addison Timlin.

Um dos meus autores favoritos é o americano Dean Koontz. Especializado em obras de horror e mistério, um de seus trabalhos mais bem sucedidos é a série Odd Thomas, que conta a história de um jovem cozinheiro que vive em um lugar chamado Pico Mundo, no meio do deserto do Mojave, que tem o poder de ver pessoas mortas e usa essa habilidade para ajuda-las a encontrar seu caminho.
Quando a adaptação para os cinemas foi anunciada, eu fiquei empolgado pra caramba, havia acabado de ler o primeiro livro e achei sensacional. Quando o diretor foi anunciado, eu desanimei um pouco, mas me mantive firme: Stephen Sommers é um diretor genérico mas fez coisas boas na vida. O elenco me empolgou um pouco mais, não parecia haver escolha mais acertada para o papel que o russo Anton Yelchin, de Star Trek.
Mas aí saiu o trailer e foi aquela coisa...
Então o filme deu aquela vazadela marota nas locadoras de torrente e eu decidi: precisava acabar de uma vez por todas com esse sofrimento.
E, bem... Agora eu sei como os fãs do Percy Jackson se sentem. Eu nunca mais direi que vocês são frescos e mimizentos, caras.
Eu costumo achar inacreditável a incapacidade que alguns diretores possuem de fazer um filme bom. Quer dizer: qual a dificuldade que há em se contar uma boa história quando você possui recursos e gente disposta a ver. Não é como aqueles caras da Asylum, aqueles caras não tem nem dinheiro, nem talento e ninguém quer ver o que eles fazem. Eu falo de coisas como o próprio Percy Jackson, as infindáveis tentativas de se fazer algo digno com o Wolverine, ou mesmo a nova trilogia Star Wars. É de doer os olhos quando algo que tem tudo para dar certo dá errado de uma forma tão miserável que parece ser proposital.
Desabafo feito, vamos falar dessa merda de filme.
Odd Thomas segue o material original muito fielmente, mas de forma totalmente superficial e genérica. Sendo assim, qualquer pessoa que decida assisti-lo sem antes ter visitado o livro do Koontz, vai ficar mais perdido que cego em tiroteio.
Na trama Odd tenta levar sua vida o mais normal possível, ao lado de sua namorada, a adorável Stormy Llewelly, e de seus amigos. Mas sempre que vê uma oportunidade, o cara acaba se embrenhando em uma aventura entre os dois mundos que pode acabar com sua vida. A sua nova aventura começa com a chegada de um forasteiro à cidade, o estranhíssimo Bob Robertson.
Há um ser elaborada mitologia criada/organizada por Koontz chamado Bodach. É uma referência a uma entidade judaica agourenta que se faz presente quando algo ruim vai acontecer. Como quando uma família inteira é assassinada por um dos filhos e alguns Bodachs se aglomeram frente à casa dessas pessoas esperando o pior acontecer. Essas criaturas não são capazes de fazer mal, mas o precedem e se alimentam dele.
Quando Robertson chega à cidade, chegada essa que coincide com um pesadelo de Odd onde pessoas são metralhadas na sua frente, esses Bodachs começam a vagar pela ruas e a se juntar na casa do sujeito em um número nunca visto antes e causando um efeito bizarro no tecido da realidade.
E a única salvação da pequena Pico Mundo é nosso cozinheiro que vê gente morta.
Você sente o potencial para a grandiosidade na sinopse, a ideia é fantástica, tem um toque de estranheza, de diferença! Mas a produção é tão porca quanto uma produção televisiva feito com dinheiro de crowdfunding! O visual de Odd Thomas é asqueroso, parece ter sido filmado com filtros usados em novela da globo. Não há fotografia, não há textura, não há profundidade! Parece que está incompleto, que ainda não passou pela pós produção, mas o bagulho já tá pronto... os efeitos são de doer no olho, mais uma vez parece que não foram finalizados, é tipo aquele release do primeiro Wolverine que vazou antes de passar pela pós produção.
É inacreditável. Acho que nem tentando muito eu conseguiria realizar um trabalho tão cretino quanto Stephen Sommers (e olha que eu curtia os filmes do cara, até com GI Joe eu me divertia) realizou aqui. Nem o elenco (que conta, além de Yelchin, com Willem Dafoe e Patton Oswalt) se salva, só há atuações canastronas.
Quando Odd Thomas finalmente chega ao fim (90 minutos que parecem uma eternidade) sem ter absolutamente nada de bom, você (principalmente se leu o livro) é invadido por uma angústia que só passa quando você dorme.

Se quer um conselho, passe longe disso aqui e vá direto para os livros que você faz coisa muito melhor. Os livros são baratinhos, podem ser achados na Saraiva, no Submarino, só googlar que cê acha. Agora fique longe disso aqui!
Sem lua hoje, galera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!