quinta-feira, agosto 29, 2013

Truque de Mestre

Dia 241
Now You See Me - 2013
Dir: Louis Leterrier
Elenco: Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Isla Fisher, Mélanie Laurent, Mark Ruffalo, Dave Franco, 


Truque de Mestre me pegou de surpresa. Fui ver um filme de ruim a mediano, (dada a reputação do diretor Louis Leterrier, isso já é um voto de confiança inacreditável). e quando ele acabou, eu estava de cara no chão.
Truque de Mestre (Now You See Me, 2013) nos apresenta quatro ilusionistas: Daniel Atlas (Jesse Eisenberg), Merritt McKinney (Woody Harrelson), Henley Reeves (Isla Fisher) e Jack Wilder (Dave Franco). Atlas se aproveita de seu talento para o ilusionismo para ganhar dinheiro nas ruas e, de quebra, levar estranhas para a cama. Henley tem seu próprio show de mágica com um público masculino bastante fiel e empolgado. Já Merritt e Jack usam seu talento para tirar dinheiro dos outros: Merritt coloca seus clientes em situações constrangedoras fazendo uso de sua capacidade de ler as pessoas e Jack simplesmente distrai a audiência para bater carteiras.


Até o dia em que cada um deles recebe uma carta do tarô de uma figura misteriosa, uma pessoa encapuzada que transita pelos cenários, e essa carta faz com que seus caminhos se cruzem.
As tais cartas possuem um endereço que os leva a um quarto de hotel abandonado, onde descobrimos que, de alguma maneira, os quatro já conheciam o trabalho um do outro: Jack é fã de Daniel, que já trabalhou com Henley e Merritt é conhecido por já ter sido famoso e ter perdido a fama tão rápido quanto a conquistou.


Dentro do quarto os quatro encontram um plano mirabolante para o show de mágica mais ambicioso de todos os tempos, um plano que, para ser executado, precisa da união de todos eles. Um plano elaborado por um desconhecido e com um propósito indefinido. Mas o que faria quatro ilusionistas medianos unirem forças para pôr em prática um plano tão misterioso?
Notoriedade.


Um ano mais tarde somos apresentados ao grupo formado por eles: Os Cavaleiros do Apocalipse, ilusionistas misteriosos que surgiram do nada e causaram um tremendo estardalhaço logo em sua primeira apresentação, ao teleportar um sujeito aleatório de Las Vegas a um banco em Paris e, logo em seguida, roubar todo o dinheiro do banco e espalhá-lo para a plateia.


O show em si foi um sucesso, ao final o público estava nas mãos dos Cavaleiros. Porém... Os caras realmente roubaram um banco e distribuíram o dinheiro para o público e, mesmo em Vegas, isso é contra a lei, o que acaba colocando os Cavaleiros na mira do FBI, mais especificamente do agente Dylan Rhodes (Mark Ruffalo), que une forças a uma agente da Interpol chamada Alma Dray (Mélanie Laurent) para colocar os cavaleiros em seu devido lugar: atrás das grades.
Mas isso não será fácil: os Cavaleiros são experientes e escorregadios, parecem estar sempre cientes de qualquer ação tomada por Rhodes e sempre se safam de alguma maneira, de quebra, ridicularizando publicamente o agente do FBI e toda a sua equipe.


Truque de Mestre é uma super produção disfarçada de filme pequeno. Quem vê seus trailer não faz ideia do nível de grandiosidade que o longa atinge. O roteiro é intrincado, cheio de reviravoltas inesperadas e muito bem amarrado. A direção de Leterrier (acredite se quiser) é firme e certeira e o elenco dá ao longa um carisma gigantesco. Pelo menos quase todo ele: o irmão do James Franco não é o ser mais talentoso da Terra.


Há forçadas de barra e em certos pontos a trama fica arrastada, mas quando o filme acaba você vê que, se não por sorte, tudo aquilo foi de caso pensado e mesmo os clichês mais vagabundos tem sua função à trama.
Isso tudo unido a ação frenética, apresentações espetaculares dos Cavaleiros (os truques não são lá exatamente verossímeis, mas são extremamente empolgantes) e um quebra cabeças que não para de mudar nem por um minuto.
É inacreditável como um diretor medíocre como Louis Leterrier consegue fazer um filme tão tecnicamente superior em relação a um diretor como Danny Boyle, por exemplo, com seu Em Transe. A comparação não é de todo absurda, o final dos filmes é muito parecido, a ideia é basicamente a mesma, a surpresa é bastante semelhante, mas Leterrier soube fazer de forma a não ofender a inteligência do expectador (“Leterrier” e “inteligência” em uma mesma frase!) com uma reviravolta extremamente absurda. Principalmente porque o francês lembrou de levar em consideração um elemento importantíssimo que Boyle simplesmente ignorou: o fator humano, mais precisamente a vingança. Por mais absurda que possa parecer a reviravolta final tem mais credibilidade que a de Trance exatamente pelo fator vingança ser bem utilizado.
Mudando de assunto pra não falar demais...
Em certo ponto da trama eu me peguei extremamente incomodado pelo fato de o núcleo do FBI, encabeçado pelo personagem de Ruffalo (que está ótimo em cena) ter mais destaque que os Quatro Cavaleiros em boa parte do filme. Afinal de contas o sujeito é um antagonista, o natural é que os protagonistas tenham destaque, correto? Esse aspecto do filme é martelado durante todo o decorrer do longa, todas as vezes que Atlas cita seu lema, “Quanto Mais Perto Você Olhar, Menos Você Vê”, esse detalhe parece ficar mais claro. No final essa frase tem um impacto gigantesco, assim como todos os números de mágica que os Cavaleiros executam em palco refletem exatamente a história em si.
Não dá pra mencionar isso sem dar spoiler, mas posso dizer que o tempo inteiro a atenção do espectador está sendo desviada do Grande Truque, do grand finale.
E, quando os créditos finais enchem a tela escura ao fim da projeção, fica claro que o Truque de Mestre do título foi do diretor Louis Leterrier.
A mágica foi fazer a audiência achar que ele não tinha talento.
Ficamos no aguardo pelos próximos números desse diretor, que acabou de ganhar minha atenção.

PS: fique de olho às sempre fantásticas performances de Morgan Freeman e Michael Caine. Não, eles não foram reduzidos a uma nota de rodapé. Na verdade seus personagens são reveladores demais, qualquer fato mencionado a seu respeito pode comprometer esse texto.
;)
-



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!