sexta-feira, agosto 16, 2013

Orelha de Livro: O Pistoleiro (Livro I da Torre Negra)

Dia 228. (Contém spoilers. Evite se ainda não leu. Ou não.)



"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás."



Se há uma saga que consegue rivalizar com Duna de Frank Herbert é a saga da Torre Negra, do Mestre Supremo Stephen King. A história de Roland Deschain, de Gilead - o último pistoleiro do Mundo-Que-Seguiu-Adiante - e sua busca obsessiva pela Torre Negra tem início nesse volume I. Aqui tomamos contato com um homem seco e envelhecido pelo tempo e pelas batalhas, mas que ainda guarda em si algo de romântico.



O livro inicia com a perseguição do Pistoleiro ao homem conhecido como Marten e/ou Walter das Sombras, um mago poderoso que costuma causar desastre em todos os lugares pelos quais passa. A paisagem de fundo é um deserto esbranquiçado e antigo, onde não se veem limites. Roland está cansado e quase desfalecendo quando chega à casa de Brown, um colono que vive isolado no deserto plantando milho, tendo por única companhia seu corvo praguejador de nome Zoltan.

Na casa de Brown, após vários dias de caminhada exaustiva, Roland descansa e se alimenta. Encontrando receptividade no colono, conta a história do tempo em que esteve na cidade de Tull, e de como teve de exterminar todos os moradores da cidade - mesmo a mulher com quem se envolve e por quem se sente atraído - para escapar da armadilha deixada pelo Homem de Preto.


No dia seguinte Roland segue viagem deserto adentro. Após muitos dias de caminhada, à beira da exaustão, Roland encontra num antigo posto de parada de carruagens o garoto Jake Chambers, que será seu companheiro de viagem na perseguição a Walter das Sombras. Jake não é natural do mundo do pistoleiro, mas sim da Nova Iorque de 1977, de onde veio após ser empurrado por alguém diante de um carro e ser atropelado e morto. 

No posto de parada Roland encontra água, comida e um demônio falante que prediz o futuro do Pistoleiro, e prevê também que Roland deixará Jake para morrer para que possa alcançar o Homem de Preto. Eles seguem então rumo às montanhas, onde Roland pressente que se dará seu fatídico encontro com o Homem de Preto.

Já sobre as montanhas, Jake tem um encontro com um demônio arcano que lhe ataca até perto da exaustão, mas é salvo por Roland, que toma seu lugar e que resolve dar o que o demônio lhe exige em troca de uma profecia que lhe ajudará a chegar mais próximo da Torre Negra. Nessa profecia O Pistoleiro descobre que encontrará/escolherá três pessoas para lhe acompanhar em sua jornada.


Após esse encontro na montanha, Roland e Jake continuam sua perseguição ao Homem de Preto, seguindo-o dentro de uma caverna sob a montanha. Após alguns dias de caminhada na escuridão, os dois encontram vestígios de tempos passados - da civilização que existiu antes do mundo começar a "seguir adiante" - e tomam contato com os Vagos Mutantes - criaturas humanoides afetadas por radiação.



 Após esse momento, Roland se vê diante de uma nova escolha voltar atrás e recomeçar uma nova vida com Jake, ou deixá-lo morrer e seguir com sua busca pela Torre.



O Pistoleiro não hesita e resolve seguir com sua busca. Jake cai na escuridão de um precipício enquanto Roland e o Homem de Preto seguem para fora da caverna na montanha. 


O Homem de Preto convence a Roland sobre a necessidade que eles têm de conversar e, à luz de uma fogueira, Roland tem um vislumbre da imensidão do Universo desde sua origem - o que lhe impacta sobremaneira, deixando-o perto da loucura.


Após um período indefinido, Roland desperta envelhecido em dez anos, com sua decisão de encontrar a Torre mais forte do que antes. Em sua frente está um esqueleto que aparenta pertencer a Walter das Sombras.


Roland segue em direção ao mar, o limite do Mundo Médio. Ali ele encontrará seus companheiros e dará início à sua busca pela Torre, suas respostas e mistérios.


*     *     *


O livro I da Torre Negra é, na verdade, uma grande introdução à odisseia de Roland em busca da Torre Negra. Enquanto atravessa o Mundo Médio, o Pistoleiro descobre coisas, pessoas, lugares e acontecimentos que desconhecia, faz escolhas e escolhe cursos de ação que o conduzem cada vez mais para perto das respostas que - ele acredita - encontrará na Torre. A qualquer preço.


Não leu ainda?

Está esperando o quê? Que o Mundo Siga Adiante?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!