terça-feira, junho 18, 2013

O WINDOWS 8. PORQUE MUDAR - Por Assis Oliveira


Hoje, como parte de nossa seção sobre TECNOLOGIA e com licença do titular dela, queria tecer algumas considerações sobre as irritantes reações que tenho ouvido quando respondo a pergunta se já estou a usar o Windows 8.


O meu "sim", é sempre acompanhado de uma descrença ou algo como:

"mas ele esta dando muito pau",

"um amigo comprou um PC com ele e logo desistiu e instalou o W7"

Nada disso é verdade.

Entendo o por que dessa reação. A nossa famosa resistência de experimentar o novo e sair de nossa área de conforto. Não há nada no W8 que possa fazer você desistir de usá-lo a não ser a preguiça de experimentar algo novo e com isso ter de reaprender a fazer algumas coisas que você já sabia como fazer.


A Microsoft, e todos os demais criadores de tecnologias, sempre focam isso quando resolvem atualizar determinado produto já consolidado e com grande uso entre as pessoas, por que reconhece nos usuários, e nos humanos, de maneira geral. uma certa acomodação ao que já esta em uso.




Uma das primeiras resistência ao W8, surgiu da ausência do clássico botão do Windows que dava acesso ao menu iniciar, ou pelo menos a nossa percepção de que ele não estava lá. Tente pensar que o Menu Iniciar, seu velho conhecido, agora é a tela metro, onde de fato estão todos os aplicativos instalado por padrão e futuramente conterá também os que você vier a instalar e ai ficará de novo como sempre foi nas demais versões anteriores.  

A MS é reconhecidamente uma empresa muito conservadora no designe dos seus produtos e ninguém esperava uma proposta tão audaciosa da mesma.A interface inovadora agradou de cara a muitos dos primeiros usuários que puseram a mão nas versões de teste, até mesmo aqueles que não se ligavam muito nas questões de estéticas e preferiam de concentra no desempenho.

A maior parte do sucesso da interface METRO esta no seu caráter leve para os olhos. Isso foi algo inteligente por parte dos desenhistas de designe da MS. As interfaces (meio pelo qual  interagimos com nossos PC's, Tablets, celulares e etc) do nosso mundo digital estão repletas de janelas e elementos com um toque de realidade. A Apple sempre abraçou essa causa e este foi o grande motivo por que seus computadores pessoais são tão apreciados e populares entre o pessoal que trabalha com criação. A proposito, o visual de janelas com icones que nos remete a coisas reais, foi uma ideia de Steve Jobs, antes de da MS. Tudo isso visa um maior conforto do usuário ao interagir com os aplicativos

Por baixo do menu iniciar, que agora podemos chamar de tela iniciar, temos a boa e velha área de trabalho de sempre; que como antes também poder conter o lançamento de todos os seus programas e aplicativos.

Um aspecto interessante do Windows 8 é a  velocidade de carregamento do Boot até a Tela Iniciar, é algo que de fato surpreende. Eu não lembro a ultima versão do Ubuntu que usei, ainda que não faça muito tempo, mas me arrisco a dizer que o tempo é considerável menor. Tão curto é o tempo que já tem usuário reclamando de não ter tempo de interromper o carregamento para usar o setup ou o menu de boot, algo que a microsoft promete resolver com a versão 8.1 até o final do ano, espero, sem comprometer essa característica.

Tudo bem que a maioria dos usuários não faz ele mesmo a instalação ou upgrade do seu PC. Mas se você é daqueles que faz você mesmo isso, vai adorar a simplicidade do procedimento e o quanto tudo fica pronto sem depender drivers para os dispositivos. 

Então podemos dizer que a MS tentou inovar com o METRO sem perde olho do clássico mesmo com a ausência do botão Windows em termos de design. O que era melhor no W7 esta presente no W8, sem radicais alterações e muito melhor. Se vai mudar, pode fazê-lo sem medo de que não se acostume ao uso.


Um comentário:

  1. Eu mesmo, cai nessa de achar o novo visual do windows 8 um impercílio para usá-lo, o que é ruim, visto que não existe nada melhor que experimentar novas interfaces, inclusive essa foi umas das razões que me encantaram no linux, lá temos várias opções de interface conforme o hardware. O windows 8 tem um potencial enorme não só porque se aproxima dos tablets e dispositivos móveis mas também porque unifica e mescla as coisas boas de ambas as plataformas. Até mesmo tentei, instalei um menu iniciar de uma empresa de software de terceiros, mas na verdade notei que eu acabava usando o visual metro do windows 8. O unity ambiente gráfico do ubuntu a partir da versão 11.10 já vinha com uma ideia parecida com essa, com uma proposta de simplicidade e uma tentativa de aliar o poder do desktop com a praticidade dos tablets e demais dispositivos portáteis. Windows 8 além de iniciar mais rápido que qualquer outro sistema operacional que já usei(existem algumas distribuições do linux que abrem em 5 segundos, mas não é um ambiente completo, apenas skype, firefox e suporte drivers.), ele também é muito rápido na instalação, economiza tempo de instalação de drivers, e é sem dúvida mas rápido que o windows 7 na execução dos programas e nos clientes que já instalei inclusive turbinou máquinas que estavam lentas com o windows 7. Por mim está aprovadíssimo o windows 8 assim como a postagem.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!