domingo, março 10, 2013

Ubuntu - Em ombros de gigantes


Feliz Aniversário!!! Michel Euclides que o 01pordia chegue a sua idade também!!! É um privilégio estar rodeado de tanta gente boa por aqui.

Em 2003 ou 2004, eu usava um Linux que considerava muito fácil, O kurumin, ele facilitava a vida de muita gente, era muito bem documentado a interface era bem explicada, fazia questão de ser fácil para o usuário final. Era um projeto brasileiro mantido por ninguém menos que Carlos Morimoto - Um guru em Linux e Hardware. Foi meu primeiro contato com o Linux. Mas ainda sentíamos falta de uma distro que realmente atendesse aquilo que tínhamos no windows. O ubuntu veio como uma luva.

"Apoiado em ombro de gigantes" Isaac Newton

Essa frase pode reunir com muita clareza, o porque do sucesso do Ubuntu.


Apoiou-se nos gigantes...

Dinheiro - Dificilmente vemos uma empresa de software (principalmente livre) nascer com tanto dinheiro para gastar (falando em bom português). 10 milhões de dólares foi o valor que em 8 de julho de 2005, Mark Shuttleworth, que depois da venda de sua empresa de segurança na internet,Thawte para Verisign. Fez turismo espacial, e voltou fundando Canonical,  responsável  pelo desenvolvimento e suporte do ubuntu.



Debian Linux - Construído a partir desse Sistema Operacional, com núcleo Linux conhecido por sua estabilidade, rapidez, robustez, facilidade de instalação de pacotes de programas e colaboração intensa entre usuários, rede de colaboradores imensa e forte tendência a usar somente software 100% livre, além do foco em servidores.



Filosofia Africana - Ubuntu é um provérbio africano que diz "Eu sou o que nós somos", ou seja o todo influência em mim e eu influencio no todo. Não posso estar bem se tudo a minha volta está mal. Assim tem por princípio coisas muito similares ao Software Livre. Onde todos ajudam a todos. Onde existe espaço para colaborações, onde a parte social é muito bem vista e foi o intuito desde sempre.

Foco no usuário final - Aqui se vê uma forte influência do espírito Microsoft de ser, essa tendencia em abrir mão de processos que seriam mais seguros em prol de uma fluidez maior do sistema. Apesar disso ubuntu bem configurado é tão seguro quanto outro Linux. Lembro-me que falava com o Colunista Assis Oliveira a cerca de três anos atrás que o ubuntu era um Linux com a facilidade do windows e isso foi a cada versão nova se confirmando mais.

 Atenção ao design - Aqui se vê uma clara intenção no capricho gráfico, e com o passar dos anos, uma aparência cada vez mais assemelhada aos MacOSX.

Rolling Release - Tendencia própria do Linux, adotado pelo Google Chrome, onde novas versões  são automaticamente disponíveis com pouco tempo de testes. Versões semestrais,  e de maior suporte a cada 2 anos. Dão essa vivacidade e amenizam um problema recorrente que é a falta de opções de software se comparado com MacOS e Windows.

Alta Disponibilidade - Envio gratuito de cd's com ubuntu pelos correios, que infelizmente foi encerrada a partir da versão 11.04 (11 é o ano e 04 o mês de lançamento ou seja a partir de abril de 2011 foi encerrada o envio). Aqui ele mesmo se pirateia. Pra quem leu meu post sobre o windows vai fazer a analogia correta.

Várias versões da mesma distribuição - Uma coisa muito adotada pela Microsoft, que separou o windows em versões para adaptar-se a cada nicho de mercado.

Distribuição Linux é um sistema operacional incluindo o núcleo Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Pode ser também chamado de distro.

Kubuntu - distribuição com o gerenciador KDE, que lembra, em partes claro, a interface do windows. Tão pesado, as vezes mais, que o ubuntu original que vem com o gerenciador de janelas gnome.
Xubuntu  -  distribuição com gerenciador XFCE. XFCE é um ambiente mais leve para máquinas com 256 a 512 de memória
Gobuntu -   distribuição com exclusivamente software livre.

Edubuntu - distribuição voltada para a educação, já vem com vários softwares educativos instalados. Também baseada no gnome.
UbuntuStudio - distribuição para trabalhar com edição de som e vídeo.
Goobuntu - distribuição interna da google.
Distribuições que se baseiam no ubuntu.



O governo brasileiro adotou o Linux Educacional como sistema para ser usado em todos as salas de computadores do projeto Proinfo, este visa colocar salas de computadores em todas as escolas públicas do Brasil, rurais e urbanas. Linux Educional é baseado no kubuntu. Porém com a adição de vários recursos como suporte a terminais multiseat(1 gabinete(popularmente chamados de cpu) para dois ou mais monitores, dois teclados, dois mouses. Aplicativos educativos, interface enxuta para adequar-se aos computadores adquiridos em pregões 83/2008, além da adição de diversos drivers e uma nítida preocupação em deixar o sistema com a aparência do windows. Para facilitar a aceitação por parte do meio de ensino em geral.

Quem quiser saber mais sobre o proinfo clique aqui
Quem quiser saber mais sobre o linux educacional clique aqui

Terminais Multi Seat

Multiplataforma - Característica herdada sem sombra de dúvida do movimento de software livre, no qual tem um esforço enorme em disponibilidade e acessibilidade do software para o maior número de pessoas possível.

Ubuntu sem núcleo Linux - Nexenta - Projeto que usa os aplicativos e toda a simplicidade do ubuntu com o núcleo opensolaris.
Ubuntu no ps3 - apesar do esforço da comunidade ubuntu a sony desabilitou a possibilidade de ser instalado no ps3. Uma pena visto que é uma excelente forma de contato com o Linux. Transformando o play 3 em um computador apenas adicionando um hub usb, teclado e mouse.
Ubuntu Touch, no celular e tablets - nos últimos meses muito tem se falado a respeito do ubuntu para dispositivos móveis. Inclusive foi apresentado na CES 2013(uma das maiores feiras de tecnologia). É um sistema com um visual muito limpo e intuitivo com novidades bem sacadas, um forte apelo para a simplicidade e facilidade de uso, mas com uma coisa diferente dos desktops: muito exigente no quesito hardware. Tem tudo pra ser o novo xodó dos geeks. Vídeo do próprio Mark ShuttleWorth apresentando o produto. Lhe faz lembrar de alguém? O vídeo está em inglês mas você pode ativar o recurso de legenda do youtube, e mesmo que não consiga, você vai entender perfeitamente os novos recursos.



Ubuntu para android - é o que eu chamaria de ubuntu transformer, a ideia é transformar os modernos celulares, smartphones do mercado dos quais já vem com alto poder gráfico, alto poder de processamento, 1ghz ou mais. Em estação de trabalho, bastando para isso usarmos a entrada hdmi para conectar diretamente no monitor ou tv com suporte, e um hub usb para acoplar o mouse e o teclado. Pronto ao conectarmos ele passa a disponibilizar na tela o ubuntu com todos os recursos do ubuntu para desktop. Podendo inclusive atender chamadas, receber sms. Isso é possível porque tanto o android como o ubuntu compartilham o mesmo núcleo linux. Não é emulado nem virtualizado é o ubuntu rodando diretamente no hardware do aparelho. A má nóticia é que até agora esse recurso somente está disponível nativamente por iniciativa dos fabricantes dos celulares e ainda não se pode instalar.

Requisitos

  • Dual-core 1 GHz CPU
  • Aceleração de vídeo
  • Armazenamento: 2 GB para a imagem do disco ubuntu.
  • Suporte HDMI
  • Usb no modo host (para conectar teclado e mouse)
  • 512 MB RAM


Ubuntu em nuvem - Você já imaginou transformar seu computador pessoal, em sua nuvem? ou mesmo fazer uma nuvem para sua empresa? hospedar arquivos e sincronizar com vários pcs ao mesmo tempo assim como acontece com o ubuntuone ou dropbox, o ubuntu lhe dá essa opção.
Ubuntu como servidor - Ubuntu Server é voltado para servidores, já com pacotes pré-instalados e possibilidade de adicionar novos.




Cquote1.svg Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível para outros, apoia os outros, não se sente ameaçada quando outros são capazes e bons, baseada em uma autoconfiança que vem do conhecimento que ele ou ela pertence a algo maior e é diminuída quando os outros são humilhados ou diminuídos, quando os outros são torturados ou oprimidos. Cquote2.svg
Arcebispo Desmond Tutu no livro "No Future Without Forgiveness" (em português: "Nenhum Futuro Sem Perdão")

3 comentários:

  1. Excelente post, meu caro, e obrigado pelos parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Acho que passei batido no aniversario do administrador. Mas, o UBUNTU é a distro de sempre que veio pra ficar. Acompanho com muito carinho e sempre tive certeza que a filosofia por trás do projeto só poderia um dia ser o que se tornou. Agora ela já se apresenta para o android uma combinação mais que perfeita que respeitada as diferenças tem também futuro.Obrigado pela a referencia a nossa conversa, lembro do seu comentário e já na época era pertinente sua observação

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!