domingo, março 03, 2013

O Espetacular Homem Aranha

Michel 56. Dia 62.

Quem assistiu a "500 Dias Com Ela" (2009) apaixonou-se pela maneira simples e inusitada que o diretor Marc Webb usou para contar a história de amor de um casal que tem começo, meio e fim. Assim, como aquelas da vida real e tals, onde a gente se machuca de verdade, se apaixona de verdade e vê aquela paixão louca se perder em ilusões, esperanças e desenganos.

Sam Raimi havia encerrado sua trilogia de filmes do Homem Aranha com a bomba que foi "Homem Aranha 3". Você tinha uma incrível possibilidade de lidar com o simbionte alienígena e com o Venom, mas tinha de estragar tudo enchendo o filme de vilões e descaracterizando a mitologia do herói. Bomba.

Então, Marc Webb, hein? Esperança de renovação, quando a Sony disse que não teríamos um reboot, mas uma história original, um "... Begins". E as escolhas dos atores? Excelente. Andrew Garfield, magro e alto e desajeitado, cara de nerd (embora já não se pareça um adolescente, como quiseram nos vender a ideia); Emma Stone (loira e linda) perfeita como Gwen Stacy; Rhys Ifans, um ator extremamente competente como Dr. Curt Connors; Martin Sheen, carismático e poderoso como Tio Ben; e Sally Field como uma May Parker mais jovem que o habitual.

Seria um filmaço. Deveria ser. Der ter sido.

Eu me perdi ao ver o filme. Ok, a teoria da conspiração sobre o desaparecimento dos pais é uma possibilidade dentro do universo do Amigão da Vizinhança, mas... centrar a história nisso? Transformar o Peter num ladrão de teias? Não é legal. O Lagarto manter a inteligência de Connors? Nã-nã-não. O suspense em torno de Norman Osborn? Pffff. Gwen Stacy, uma supernerd? Ok... só que não.

São tantos nãos e poréns, a história é tão frágil, que você fica, realmente, perdido ao assistir. Eu reluto até mesmo em achar pontos positivos no filme - mas há alguns. O Aranha piadista e troll? Confere. A Gwen é fofa e linda? Confere.


Mas Peter não é herói, nem heroico. Isso se chama manter o disfarce.

Peter não criar a base de sua própria teia? Não dá.

E de onde diabos surge aquele uniforme superprofissional, com aquele nível de detalhamento?

As teorias? Webb foi pressionado pela Sony a fazer um filme da Sony, não dele mesmo. Isso já aconteceu antes, e é a cara da deles fazer isso. E o filme alcançou êxito financeiro, senão não teríamos uma continuação.

Muita gente fala do filme, da aventura, que cinema é diversão e tal... mas é preciso que haja um nível. Comparar  "O Espetacular Homem Aranha" a "Os Vingadores" é condenar o primeiro à morte. E Os Vingadores é um filme divertido, mas inteligente. O Aranha de Webb foi feito para ser vendido, não para ser curtido.

Eu tentei, gente. Eu tentei me divertir. Eu tentei relevar as barbaridades do roteiro, os erros de continuidade, a fragilidade e a incoerência da história.

Mas não deu. Sinto muito, eu se fosse você não comprava esse filme. E se ganhasse de presente colocaria ele na estante e colocava simplesmente como enfeite. Ou como tapa buraco. Ou para fazer um móbile. Ou... vocês entenderam.















Juro que me esforcei para gostar desta "tentativa". Sou fã do Aranha desde criança, e eu queria muito um filme que fizesse jus à lenda do Spidey. Eu até gosto dos filmes do Raimi, mas eles tem um tempo de comédia que, às vezes, me incomoda. E eu acho que o Peter não tem aquela cara de chorão que o Maguire deu a ele. Apesar disso, não acho que o Marc Webb seja um mau diretor. Ele apenas fez um filme porcaria, e todo mundo faz isso algum dia.

P.S.: Agora eu entendo o prazer de detonar um filme, Felipe Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!