segunda-feira, novembro 24, 2014

Playlist: Jeff Buckley - Um rio vasto, caudaloso e escuro.


Para ouvir Jeff Bucley é necessário saber-se inteiro, conhecer-se em altitudes e profundezas. A música dele soa como um rio vasto, caudaloso e escuro. Cautela faz-se necessária ao ouvi-lo pois, após o mergulho, é impossível que se volte a ser como era antes.

Um dos maiores guitarristas do rock, dono de uma voz poderosa e surpreendente, Jeff cantou tristezas, raiva, amor e perda como ninguém. Sua guitarra melódica podia soar violenta ou suave - assim como sua voz. Podia expressar com perfeição seus sentimentos através de sua música, que era quente e suave.

Buckley possuía uma qualidade onírica. Soava como alguém que viajava entre as dimensões, dono de mil sortilégios. É possível reconhecer tanto poder apenas em um ícone, que também já se foi: Jim Morrison, o Rei Lagarto. E assim como Morrison, Buckley também tinha seu codinome: O Misterioso Garoto Branco.

Preciso prepará-lo - caso ainda não o conheça -: não é fácil ouvi-lo. Suas músicas reverberam em algo antigo, escuro e úmido em nós, contido sob o fino verniz de civilização. Não é algo lovecraftiano, porém... seria algo mais dionisíaco. Aquela coisa que te tira do conforto de casa à noite e que nunca te traz de volta...


Preparei uma lista de onze músicas que acho fundamentais na história dele para que você possa ouvir, e espero que goste. Ouça suas músicas com reverência, pois trata-se de uma das lendas do Rock. Ele era, definitivamente, alguém que conhecia a verdade da Música.


Abraços a todos, e bom mergulho.
---------------------------
Info ->

Jeffrey Scott Buckley (Anaheim, 17 de novembro de 1966 — Memphis, 29 de Maio 1997) foi um cantor, compositor e guitarristanorte-americano. Conhecido por seus dotes vocais, Buckley foi considerado pelos críticos umas das mais promissoras revelações musicais de sua época. Entretanto, Buckley morreu afogado enquanto nadava no rio Wolf, afluente do Rio Mississipi, em 1997. Seu trabalho e seu estilo único continuam sendo admirados por fãs, artistas e músicos no mundo todo. (Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!