Em 1990, foi criado a primeira versão do HTML, era bastantes simples porém muito útil pois implementava o sistema de hipertexto que era bastante atrativo. A primeira versão ficou ativa por 5 anos . Em 1995 foi criada a segunda versão do HTML e agora havia um grupo trabalhando nisso o HTML Working Group. Essa versão já recebia mais adeptos e mais colaboradores para criação da linguagem. Aqui os navegadores já ajudavam na criação da linguagem, só que surge um problema. Tags são marcações usadas para mostrar um texto, imagem, vídeo, etc na tela. Por exemplo se eu quiser mostrar uma mensagem em negrito preciso usar a tag <b>, sendo que o b se refere a bold, negrito em inglês. Ficando mais ou menos assim <b>01pordia</b>. O resultado fica assim 01pordia. Sendo que <b> marca o início do texto e </b>, o fim.
Até ai tudo bem, mas então os navegadores resolveram cada qual criar suas próprias tags, o que em um navegador era <b> em outro seria <strong> por exemplo. Não é difícil imaginar na torre de babel que isso poderia chegar. Nesse mesmo ano então foi criada a W3C, World Wide Web Consortium, que era um acordo para padronização das tags e padrões utilizados nas páginas web.
Em 1997 foi criada a versão 4 esta teve um tempo de vida bem mais longo sendo substítuido em 2004 pelo XHTML(Extensible HTML - HTML extendendida). Mas a criação do XHTML não foi vista com bons olhos pelo grandes navegadores que então criaram o WHATWG para continuar com o padrão HTML. Entravam nessa lista o Opera, Safari - Navegador Apple e Firefox.
Em 2007 o W3C desenvolveu a versão 2.0 do XHTML. O grupo WHATWG(Web Hypertext Application Technology Working Group) que havia sido criado para acelerar o desenvolvimento e a interoperabilidade entre navegadores, juntamente com a W3C, resolveram abandonar o termo XHTML e integrar o trabalho de ambos os grupos. Retornando ao termo HTML e lançando a versão 5. Em 2008 foi realizado o 1º Working Draft do HTML5 e as principais características são a separação completa da semântica, estilo e interatividade.
A semântica é feita pelas as páginas HTML - porém guarda-se somente o conteúdo.
Todas as formatações são feitas pelo CSS - Linguagem criada para guardar o layout da página, coisa que antigamente era feito diretamente pelo HTML, atualmente o CSS encontra-se na versão 3.
Interatividade é feita pela linguagem de programação javascript - dando assim a possibilidade da execução de funções, e ações sem a necessidade de interação com o servidor ou seja diretamente no computador de quem está navegando. Isso dá agilidade e alivia a carga de serviços em servidores.
O resultado final de tudo isso são páginas que rodam praticamente em todos os dispositivos e navegadores. São seguros, rápidos, estáveis, aproveitam melhor o trabalho desenvolvedor, economia de tempo de desenvolvimento, barateamento dos sites, uma web cada vez mais profissional e interativa.
Sim, existem rumores sobre HTML6, que promete uma integração maior com novas tecnologias como a nuvem, css4, peer-to-peer direto pela web. É esperar para vê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!