sexta-feira, julho 12, 2013

UNDER THE DOME - Episódio piloto



Dia 188 - Séries - Assis Oliveira


UNDER THE DOME é um romance de ficção-cientifica de Stephen King, publicado em novembro de 2009. É uma reescrita de uma novela que King tentou publicar duas vezes no final dos anos 1970 e no começo dos anos 1980, sob o titulo The Cannibals e Under The Dome. Como King declarou em seu site oficial, estas duas obras inacabadas "foram duas tentativas de utilizar a a mesma ideia, que se preocupa com a forma como as pessoas se comportam separadas da sociedade que sempre participaram". "Além disso",  prosseguiu o escritor, "minha memoria de The Cannibals é que, como Needful Tings, era uma especie de comédia social". Do material originalmente escrito, apenas o primeiro capitulo está incluído no novo romance.

*********

UNDER THE DOME, a série, estreou na TV aberta americana (CBS) há três semanas e ainda não há nenhum canal da TV paga brasileira transmitindo-a. Foi adaptada do romance de King, por Brian K. Voughan e tem na produção além do próprio King, nada mais que Steve Spielberg.


Poster da série


A historia se passa na fictícia cidade de Chester's Hill no Maine, Estados Unidos. Em uma manha qualquer de outono a cidade é cortada do resto do mundo por um gigantesco e misterioso domo de seis Quilômetros de diâmetro sem que ninguém saiba como ele surgiu.

Se existe no mercado uma mente tão criativa quanto super produtiva, é a mente de Stephen King. O homem tem uma energia que soa tão sobrenatural quanto os universos que ele costuma criar. Tido pela mídia como o "Mestre do Suspense", algo que ele faz por merecer com uma carreira literária invejável, embora entre uma critica negativa e outra boa.

Assim o que acontece em Chester's Hill é o exercício preferido de King: Isolar para analisar. Ele isolou pessoas em um hotel no livro O Iluminado, isolou outros em cidades fictícias que ninguém entrava ou saía (Salem's Lot, A tempestade do Século, Desespero... alguém lembra de mais alguma?), isolou gente dentro de supermercados (O Nevoeiro) e até dentro de carro (Cujo). Isolado, o ser humano, bloqueia valores morais em nome da sobrevivência. É previsível. E King se revela um mestre justo ai, sabe como poucos como explorar essa peculiaridade humana para nos assustar, ele sabe que o nosso pior demônio habita em nós mesmos e apertando os botões certo e em determinadas condições é possível liberar o "gênio da garrafa".
Esse é também o aspecto maior sobre Under The Dome, o isolamento de uma comunidade inteira que por si só já tem seus segredos sujos e que agora, em um momento que beira o apocalipse, pelo menos para cidade, todos deverão confessar e dizer o que andaram fazendo até então. A cidade está isolada e nada é conhecido sobre o que aconteceu ou que estará pra acontecer, mas os personagens que nos foram apresentados neste piloto não deixam duvidas: Muita coisa podre está pra acontecer.




A propensão fantasmagórica de King, ficou por conta de dois personagens que em momentos e lugares diferentes têm um ataque semelhante a uma convulsão epilética. De comum entre ambos tem a mesma frase: "As estrelas cor-de-rosa estão caindo... as estrelas estão caindo em linha..." Sabe lá o que isso quer dizer!



Não li o Livro. Minhas pesquisa não mostraram se foi editado no Brasil. Sou suspeito sobre King, mas este já está na minha lista.



Atualização: Acabo de ler no site brasileiro: http://www.stephenking.com.br/especial-sob-a-redoma-um-mes-inteiro-sobre-o-novo-livro-de-s-k/ . O livro sai em um mês, mais ou menos, no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!