Dia 199 - Assis Olveira, Cinema.
Filme: Revolutionary Road/Foi Apenas um Sonho (2008) - IMDb 7,4
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Justin Hayte (Adaptação), Richard Yates (Romance)
Atores: Leonardo Di Caprio, Kate Winslet, Michael Shannon, Kathy Bates e outros
Duração:119 min
Confesso que filmes de drama não são minhas histórias preferidas nas telas. Talvez por isso nunca tenha ouvido falar deste. Mas gosto de de Di Caprio, e isso acabou sendo o motivo de vê-lo. Estava meio chateado com o que vi dele desde que fez J. Edgar onde ele vive o controverso personagem real J. Edgar Hoover, um dos homens mais enigmático do século XX, temido e admirado ao mesmo tempo, e fundador do FBI. O diretor tem na carreira a direção de um outro importante filme americano, Beleza Americana. O elenco de Revolutionary Road tem outros atores formidáveis como Kathy Blate (Miss Givings) e um outro que a despeito das duas rápidas aparições de seu personagem tem um peso fundamental para narrativa. Michel Shannon (John Givings)
O filme narra a história do casal Frank e April Wheeler (Di Caprio e Kate Winslet) que moram no subúrbio de Conneticut em meados dos anos 1950. Eles formam o tipico casal americano jovem, bonitos e de futuro promissor que após sete anos juntos percebem que nada de promissor se cumpriu em suas vidas. April, uma atriz de teatro que não conseguiu fazer nada com sua carreira, se tornando uma simples dona de casa a cuidar do marido e dos dois filhos e Frank, um funcionário comum num escritório de vendas de uma companhia de maquinas e que vive o seu papel de marido e pai provedor. Longe de serem os jovens apaixonados que se conheceram numa festa banal e que que uma vez casados, juraram continuar suas vidas sem se deixar cair no comodismo e no convencionalismo da sociedade. A frustração ronda a vida do casal que não consegue sair da casinha branca da colina da Revolutionary Road,115 a rua em que moram. Suas vidas insatisfatória se tornam ainda pior devido a pressão dos vizinhos e amigos que sempre tiveram uma alta expectativa em relação ao casal. Miss Givings, a senhora vivida por Kathy Blate, que lhes vendeu a "linda casinha branca na colina" segundo ela, está sempre de visita para a lhes lembrar o que eles inspiravam no passado. Agora o casal rema contra os ventos do destino e das regras ditadas pela sociedade.
Revolutionary Road/Foi Apenas um Sonho, baseado no aclamado romance norte-americano escrito por Richard Yates, é um filme complexo e ousado que tenta fazer uma reflexão crítica ao modo de vida dessa da sociedade americana, mas que bem poderia ser qualquer sociedade moderna. Frank e April representam todos os jovens que defendem que nunca irão deixar de perseguir suas ambições e nunca deixarão de lutar pelos seus sonhos, mas que esbarram no casamento e nas exigências da vida familiar e profissional. O filme levanta inúmeras questões, Será que as pessoas são realmente felizes com a vida que levam? Deveremos optar pela família ou pela carreira profissional? Viveremos todos presos a uma sociedade que nos conspurca a liberdade e a criatividade, transformado-nos em autônomos conformistas? Questões complexas, mas igualmente pertinentes.
Há inúmeros motivos pelos quais devo recomendar este filme que muito me agradou, ainda que não tenha nem chegado perto do outro trabalho do diretor, e ao qual já me referi, Beleza Americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!