sábado, março 29, 2014

Os contos proibidos do Marquês de Sade: a paixão por escrever e se comunicar

     


       Este foi um dos filmes que teve mais impacto em mim e que gosto sempre de voltar a assistir buscando encontrar novas nuances; e da última vez me veio essa percepção da paixão do Marquês pela escrita e como ele lutou bravamente pra poder continuar exercendo essa paixão e o seu direito de se comunicar.

       Pode não ser ainda considerada como uma das necessidades básicas do ser humano, mas com certeza é vital a capacidade e o direito de sermos livres pra nos comunicarmos e expressarmos nossas ideias aos outros.

      
       Percebemos ao decorrer da estória que precisamos nos comunicar e não importa que tentem nos privar desse direito, sempre pensaremos em soluções que nos levem de uma maneira ou de outra a mostrar nossas idéias aos outros. É um instinto humano querer ser ouvido (ou lido, ou interpretado de algum modo), e nosso ser sempre vai buscar alternativas para que esse instinto seja realmente realizado.

         Essa foi a principal marca que a estória deixou em mim, que ficou gravada na minha alma com certeza:  quando queremos realmente nos comunicar não importa o que os outros possam fazer achando que tem o poder maior de controlar o que as pessoas pensam; pois sempre haverá alguém disposto a enfrentar o risco e dizer suas idéias, como o Marques, assim como haverá alguém que queira correr o risco pelo direito de lê-las (levando em conta o exemplo do filme), como a lavadeira e a esposa do médico.
       
          Isso prova o quanto à comunicação é necessária para a nossa sobrevivência. Somos seres sociais, precisamos nos interligar uns com os outros. E não importa quantas Inquisições e censuras possam existir, sempre vamos encontrar um meio de enganar aqueles que nos acorrentam, para que nossas idéias possam voar livres no caminho da liberdade. 

          O filme tem algumas cenas fortes, então pras pessoas de estômago fraco pode não ser o seu tipo, mas para aqueles que gostam de personagens marcantes e que são fiéis aquilo que acreditam até o fim, este com certeza é seu tipo de filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!