quinta-feira, agosto 04, 2016

ABZÚ - Game PS4 e PC


As expectativas para arte são muitas vezes determinada por quem está envolvido na criação. Como alguém que gostou de Journey, eu estava naturalmente animado quando soube que o diretor de arte e compositor do aclamado Journey estava junto para essa nova experiência. Chamado Abzú, o título de estreia da Giant Squid é uma aventura maravilhosa em terceira pessoa que permite aos jogadores explorar as maravilhas oceânicas.

A partir da sequencia de abertura onde eu estava flutuando no mar esperando para realizar o meu primeiro mergulho nas profundezas desconhecidas, a obra de arte de Matt Nava é imediatamente impressionante. Abzú não é uma interpretação completamente precisa do oceano; ao contrário, é a intenção de representação de uma versão ideal dele capturando toda a sensação de maravilha sem nenhuma realidade decepcionante. A vida selvagem aquática aqui não é modelada em um grau realista e, em vez disso apresenta versões exageradas de cada criatura do mar, onde cada uma foi tomado para representar apenas suas características mais atraentes e exageradas. É uma bela visão de como uma criança poderia imaginar como o mar poderia parecer, antes de colocar um equipamento de mergulho e explora-lo pela primeira vez.


O título de estreia da Giant Squad não se prende em uma realidade de equipamentos de mergulho moderno. Nunca há uma necessidade de ressurgir, e a exploração nunca é penalizada. É uma grande filosofia de designe para um game, ou que chamaríamos de estado de arte que pinta uma linda visão infantil das maravilhas do oceano que me permitiu verificar cada canto dele sem me preocupar com as limitações de equipamentos de mergulho.

Assim com Journey, Abzú é um jogo muito simples de se jogar sem os frenéticos modos dos chamados jogos AAA. Você nada com o gatilho direito, e pode interagir com os objetos marcados, apertando botão quadrado. Ele dá ao jogador mais algumas maneiras de interagir com o mundo, mas elas não são sempre obrigatórios. Este é um jogo que pessoas de qualquer nível de habilidade pode jogar e desfrutar, e isso é ótimo para ver. Embora estritamente opcionais, as outras habilidades no jogo são bastante alcançáveis em termos de habilidades. Segurar o gatilho esquerdo permitiu-me agarra-se a criaturas maiores e ir em um passeio com elas nadando em torno do ambiente. Também foi possível me encolher como uma bola e rolar o que não chegou a ter qualquer impacto sobre a jogabilidade, mas fez com os peixes nas proximidades fizessem o mesmo. É em grande parte inútil, mas isso não me impediu de rolar cada vez mais nadando ao lado de uma escolta de peixes. Há também a possibilidade de nadar mais rápido, mas nunca vi necessidade em usá-lo. Eu queria mergulhar em cada segundo do mundo de Abzú. a última coisa que eu escolheria era fazer tudo rapidamente.


A jogabilidade consiste em nadar ao redor, enquanto vai ativando interruptores e desenterrando pequenos ajudantes robóticos que ajudarão você a vencer os obstáculos do passado. Nada aqui é muito desgastante e não há quebra-cabeças que eu tenha sentido a necessidade de ajuda para resolvê-lo. Em vez disso é tudo sobre relaxamento e ver tudo que um mundo de beleza único tem para lhe oferecer.

O que é realmente impressionante sobre Abzú é que, após cada 10 minutos de jogo eu me sentava e descansava os controles apenas para olhar para a tela a aproveitar tudo. Eu sempre pensava que o jogo não poderia ficar mais bonito, e eu senti que em umas das primeiras cenas onde eu nadava com um grupo de baleias ia ser o mais pico do que eu faria, Não foi.

Não se passaram 10 minutos e eu tinha outra cena ainda mais memorável. A Giant Squid define uma barra alta desde o início e consegue superá-la a cada passo do caminho, É uma experiência altamente curadora, mas também aquela que é exclusivamente sua. Um dos meus momentos favoritos foi apenas passar 10 minutos observando os peixes interagirem uns com os outros. Acabei aprendendo sobre algumas especies observando como o circulo de vida (cadeia alimentar) ocorre com os menores sendo devorados por predadores maiores.


Muito parecido com uma grande peça musical, Abzú cresce ao longo de uma construção para um momento triunfante final, Os últimos minutos do jogo tinha me arrebatado completamente em uma experiência que deixou-me fisicamente exausto pelo tempo que os crédito atingiram. Esta descarga de adrenalina foi em grande parte devido aos efeitos visuais fantásticos do jogo, o seu ainda discreto jeito de contar histórias ainda mais incrível e uma trilha sonora fenomenal escrita por Austin Wintory, tudo junto para um final explosivo na sequencia. Essa é uma das mais memoráveis cenas que eu já assisti em um game, e que eu espero que todos os fãs de jogos comecem a experimentar.


Eu poderia ensaboar Abzú com mais elogios e cera sobre sua beleza, mas não há nenhuma maneira que eu poderia fazer justiça. Não apenas conseguiu manter manter a minhas expectativas elevadas, mas a sensação da experiência permaneceu comigo por horas depois de terminá-lo. É um tipo especial de jogo que simplesmente precisa ser jogado para ser creditado

Abzú simplesmente tem que ser visto para ser creditado como é, uma verdadeira conquista para o negocio de faze games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!