Historicamente e de um modo geral, os emocionalmente desequilibrados não são bem tratados por pessoas que se consideram "normal". Nos sabemos sobre os horrores da vida em asilos e hospitais psiquiátricos desde os tempos medievais até bem recentemente, onde os tratamentos incluíam banhos de água gelada, perfurações nos cérebros e drogas destrutivas.
No entanto, em filmes eles tendem a ser tratados como vitimas, pessoas com conhecimentos especiais, ou pelo menos pessoas tocadas, como Brad Pitt ou Winona Ryder. Ken Kesey aborda uma inspirada tipificação dos tipos em seu roamnce Um Estranho no Ninho adaptado para o cinema É bem verdade que RP McMurphy (Jack Nicholson), o protagonista, só está fingindo ser louco para conseguir sair de uma enrascada legal, mas a humanização dos demais pacientes e a sua poderosa crítica a institucionalização da loucura deixa seu publico em solidariedade completa com os internos, em vez de seus cuidadores cruéis. Outros filmes também oferecem retratos complexos e passivos de pessoas que não se encaixam socialmente: De O Homem Elefante para O Rei Pescador, os chamados pacientes são celebrados por suas diferenças, assim como seus médicos são transformados em sádicos representantes de uma classe dominante despótica.
Em Stonehearst Asylum, de Bras Andersosn, baseado muito frouxamente em um conto de Edgar Allan Poe, O sistema do Dr. Tarr e o Prof. Fether, segue esse enredo direto sobre um penhasco, literalmente. (No inicio do filme um paciente em fuga, joga-se do penhasco para não retornar a instituição). Edward Newgate (Jim Sturgess), médico recém-graduado em Oxford e a procura de experiência clinica, está a caminho do asilo, localizado no norte da Inglaterra durante o século 19. Sua rota leva-o através de uma floresta enevoada. Stonehearst existe em uma área não especificada aparentemente propensa a uma combinação de neve no inverno, névoa espessa e trovoadas.
Eventualmente, Newgate se encontra de pé diante do portão do sinistro asilo onde é recebido pelo mordomo-chefe, a figura ameaçadora de Mickey Flinn (David Thewlis), que o leva para o administrador do hospital, o Dr. Silas Lamb (Ben Kingsley), um sujeito gentil em um jaleco imaculadamente branco que prestativamente mostra-lhe as instalações.
Dr Lamb parece ter tido grande sucesso empregando o que iria passar a ser designado como o cuidado centrado no paciente, permitindo que os homens e mulheres a seus cuidados, vivam tão livremente quanto possível as suas vidas. Em primeiro lugar, a um humanista com Newgate, cujo suave toque e empatia lhe permite trabalhar pequenas maravilhas com seus pacientes, parece uma amaneira ideal pra tratar os pacientes aflitos,. Mas a sua sensação de conforto é de curta duração. Por um lado, há a linda, mas danificada Eliza Graves (kate Beckinsale) que o avisa para escapar o mais rápido possível. Por outro lado, após um investigação de um estranho som em alguns tubos no porão, Newgate descobre uma população inteira de pessoas atrás de grades de metal enferrujado, incluindo o Dr. Sal (Michael Caine) e a Sra. Pike (Sinead Cusack), que afirmam de uma forma convincente serem a equipe do hospital e que tinham sido dominados pelo Dr. Lamb e seus associados.
Para complicar ainda mais as coisas, é fortemente sugerido que o Dr Sal é algo como um sádico, determinado a encontrar o medo mais profundo de cada paciente na crença equivocada de que sondar essa manifestações vai levá-lo a encontrara uma cura. Enquanto logo fica claro que o Dr Lamb que foi um médico de guerra no passado, é muito perturbado, o estilo de cuidados que ele oferece ao detentos no lugar do tratamento bárbaro do Dr. Sal revela-se de grande sucesso, mesmo que ele empregue um pouco de brutalidade alegre na maquina de eletrochoque para limpar a mente de qualquer um que desafie a sua autoridade.
Ainda Assim, o filme não é tão preocupado com a análise de tais charadas éticas e politicas. Ao seu final, Stonehearst Asylum se concentra em vez de porcas e parafusos, desvia o olhar para uma trama que nos leva a uma conclusão por demais previsível, que Poe (dificilmente um sentimental) provavelmente teria rejeitado. Curiosamente posicionado na encruzilhada entre presos concedentes como criminosos e temíveis como vitimas, o filme espera suas apostas
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