domingo, novembro 09, 2014

My Favourite Faded Fantasy (2014) - Damien Rice, ou: Como cutucar uma dor antiga.


E a lista de melhores discos de 2014 continua crescendo, mesmo estando nós já tão próximos.

E após quase oito anos, ele, o Irlandês que cantou o amor pela Filha do Soprador, está de volta com um disco que beira a perfeição: "My Favourite Faded Fantasy".

Disco completo aí, geral, beleza?

Damien soa mais maduro, mais cheio de certezas. O velho sofrimento? Ainda lá, agora mais rico, acompanhado por mais instrumentos e glitches quase imperceptíveis. Sua música minimalista agora multiplica-se, engrandece-se. Sua voz, antes dicromática, agora viaja através de cores e texturas que antes eram apenas anunciadas.


"MFFF" é um disco que merece ser colocado na sua lista de melhores antes de morrer.

A beleza de uma tempestade de verão, descobrir-se não mais sozinho, um céu nublado, olhar estrelas sobre o telhado, deitar na cama e pensar no ontem, imaginar como as pessoas se relacionam, decidir abraçar as pequenas coisas...

Damien analisa, de maneira corajosa, o que é preciso para entender um homem, entregando ali dois ou três segredos arcanos. Aceita-se e aceita o amor sem querer mudar a pessoa amada. Recebe presentes e surpresas de maneira agradecida e feliz. Fala de confiança e verdade.

É e não é, ao mesmo tempo, o mesmo de "O", quando cantava sozinho junto com a bela Lisa Hannigan. Agora ele está só, mas está pleno: se seu objetivo era mostrar as várias facetas da beleza de revisitar aquelas fantasias que não se consegue realizar, ele chegou lá. Com momentos de tristeza e chuva, gotas na janela e vento frio, ainda assim ele consegue visualizar a beleza do amanhecer. Ele já não é mais melancolia pura e simples, pois percebe que não basta ser sofredor ou cínico para ser romântico. 

Amar exige sacrifícios. E sofrer faz parte de amar. E nós, românticos, adoramos cutucar uma dor antiga que estava, aparentemente, curada.

"My Favourite Faded Fantasy" é uma obra prima, uma pequena joia de imenso valor. Escute-a sozinho, em casa, à noite. 

Damien Rice, seu filho da mãe, você conseguiu mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!