segunda-feira, maio 26, 2014

Alien Abduction 2014


LARGUE A CÂMERA E CORRA POR SUA VIDA!



Uma das coisas que me irrita atualmente é essa coisa absurda da cinematografia, inaugurada como tendencia pelo filme As Bruxas de Blair (1990), do "found-footage", que é aquela coisa absurda de alguém fazer o filme inteiro como se um dos protagonista da narrativa estivesse com uma câmera. Primeiro porque é muito pouco crível que alguém conseguisse se manter esse ponto de vista diante dos perigos e tensões que vão ocorrendo, e segundo o desconforto visual que isso tende a causar em quem assiste. Em fim, não me agrada essa técnica. A tendência mostra sinais que não vai desaparecer tão cedo, mas o diretor Matty Beckerman nos deu um thriler que incluí essa técnica, mas que consegue ser assustador e enérgico como Alien Abduction. A história mostra uma família de campistas caçados por criaturas alienígenas hostis através da floresta de Black Mountain, Carolina do Norte.


O filme tem como gancho da vida real, o fenômeno conhecido como "as luzes de Brown Mountain", que lançou uma atmosfera de teorias conspiratórias e especulações direto do Atividade Paranormal (2207). "Todo mundo aqui sabe que algo estranho está acontecendo" diz Sean (Jeff Bowser) um cara que habita uma cabana sem aquecimento no meio da floresta de Brown Mountain. Luzes são vistas se movendo em padrões geométricos estranhos acima da montanha. As luzes são logo ligadas aos desaparecimentos inexplicados que vem em seguida.

Alien Abduction abre como um documentário, mostrando entrevistas com físicos e pesquisadores de fenômenos paranormais e todos afirmam que a luzes que ocorrem nas montanhas não podem ser explicadas e a situação certamente merece uma pesquisa apurada. A filmagem do filme é dada como um "vazamento" da Força Aérea Americana saída do Projeto Livro Azul. O Projeto Livro Azul ou "Blue Book", como é conhecida, foi criado em 1952 e tinha como premissa analisar os dados sobre OVNIS e determinar, no caso de eles existirem, os alienígenas, se constituiriam uma ameaça à segurança nacional. O problema com um monte de filmes found-footage é a quantidade de descrença que é preciso suspender a fim de aceitar que uma pessoa conseguiria manter uma filmagem desse tipo em momentos de arrepiar os cabelos de terror. Coloque a cãmera para baixo e corra por suas vidas!  Em Alien Abduction, a câmera está nas mãos de Riley Morris (Riley Polansky), um menino de 11 anos de idade, que filma tudo em sua vida e isso, devido a sua condição de autista, lhe ajuda a se envolver com o mundo. O dispositivo é um pouco puro, para não mencionar redutor, mas funciona.



A familia Morris, os pais e os três filhos estão fazendo uma rota de acampamento pela montanha. O clima no carro em que eles de deslocam é alegre e jovial. Em sua primeira noite de acampamento, os três filhos olham para cima depois de serem despertado por uma clarão sinistro na floresta, veem as luzes estranhas se movendo no céu noturno. As luzes se movem em conjunto numa formação triangular, antes de se projetar para fora em ângulos retos e sumirem no escuro do céu sem estrelas.

As coisas ficam distintamente arrepiantes no dia seguinte ao se perderem de uma maneira inexplicável, já que o GPR do automóvel sempre foi um guia confiável, mas não naquela manha. Um encontro com uma série de carros abandonados em um túnel e o avistamento de um dos aliens. O pai é o primeiro a ser abduzido e o resto da família foge em pânico pela floresta até encontrar refugio na cabana de Sean. Sean mostrando um profundo ressentimento pelas pessoas que perambulam pela floresta e se aproximam de sua cabana, mas ele acaba por se tornar uma figura importante e até mesmo heroica. O filho mais velho, um adolescente chamado Corey (Corey Ed) faz um personagem com um pequeno arco de história para nos fornecer um pouco de emoção quando a caça alienígena esfria. O filme passa o tempo com uma cena tranquila e bonita de Sean e Corey sentados na varanda da cabana, esperando e olhando para floresta verde, armado e prontos com seus rifles de caça.


A chegada dos alienígenas é sugerida por meio de potentes faróis de luz branca e intensa nas janelas da cabana. a luz ofuscante que escoa através das frestas da madeira nas paredes e caindo no assoalho. É terror à moda antiga, e menos aqui, é definitivamente mais. Não é apenas uma cena longa de uma estrada secundária coberta de corvos mortos depois de se lançar sobre o carro da família que é de arrepiar os cabelos na sua simplicidade assustadora e terrível, é mais um pouco. O diretor intercala as cenas com estática alta e irregular, os efeitos são incluídos de uma maneira rápida e esteticamente suja e intencional. Se você deseja encontrar alguma coisa nova nesse mar de filmes found-footage, ou encontrar uma nova maneira de abordar um tema com esse tipo de material, o diretor Beckerman tem.

Atentem para curiosa cena que abre e fecha o filme. A câmera do garoto Riley, que abduzida com ele, é depois lançada da nave e volta em uma queda vertiginosa até a terra. Ela posteriormente será encontradas pelos agentes do livro azul. 

8 comentários:

  1. O filme é ótimo!! Sensacional!
    Há tempos não assitia um filme de alienigenas que me desse tanto medo!

    ResponderExcluir
  2. Bonito de fato o filme, e até assustador. Mas existe muitas mentiras, especialmente em filmes, em que mostra uma pessoa com uma câmera, filmando tudo, mais que apesar de tudo, jamais cai das mãos.

    ResponderExcluir
  3. Acho melhor ver na realidade as montanhas Brown à noiteUFOs na Montanha Brown / The mysterious Brown Montain lights: http://youtu.be/4eIGhwYhri8

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Para mim foi perda de tempo... Não recomendo!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!