quarta-feira, outubro 02, 2013

Uma breve uma história dos navegadores web

Em 1990, Tim Berners Lee inventou a linguagem html e implementou a primeira comunicação com sucesso entre cliente e servidor na web.


File:First Web Server.jpg
Primeiro WebServer foi uma máquina de Steve Jobs, a NeXT.



Anteriormente ao html, existia o Gopher, era algo parecido com a linha de comando do windows com uma tela preta e letras brancas. Ele trabalhava apenas com texto puro e mostrava basicamente itens hierárquicos, algo parecidos com gerenciados de arquivos.


No dia 6 de agosto de 1991, surgiu o primeiro website o info.cern.ch que ainda hoje pode ser acessado.  Midaswww, violawww, cello foram os primeiros navegadores. Em 1992, surgiu um navegador que se tornou bastante popular, Mosaic. O Mosaic, foi desenvolvido no NCSA na Universidade Ilinois - Chigado - EUA. A grande diferença do Mosaic é que ele era multimídia. Marc Andreessen, o líder do time que desenvolveu o Mosaic, saiu da NCSA e, com Jim Clark, um dos fundadores da Silicon Graphics, Inc. (SGI) e outros quatro estudantes formados e nomeados da Universidade de Illinois, iniciaram o Mosaic Communications Corporation. Mosaic Communications finalmente se tornou a Netscape Communications Corporation, produzindo o Netscape Navigator. Nos anos seguintes  vimos o surgimento de outros navegadores em seriam o IBM webexplorer UDIwww e o que viria a ser quase onipresente, o Internet Explorer. Em 1996, 86%  dos computadores que utilizavam a internet navegavam pelo Netscape, esse panorama inverteu-se quando o Windows passou a embutir o navegador Internet Explorer já pré-instalado por padrão. Pra você ter uma ideia o domínio do Internet Explorer chegou a ser mais de 90%  do mercado. Vendo seu poderio, e dinheiro, indo por água abaixo a Netscape processou a Microsoft alegando que os usuários estavam sendo obrigados a utilizar o IE. A Netscape ganhou a ação. Mas o quadro mudou muito pouco. Em 1999 a empresa foi vendida para a América Online. Os programadores da Netscape perceberam que o desenvolvimento do navegador ficou limitado e em 1999 fundaram a Mozilla e criaram o Mozilla Firefox. Por 10 anos, o crescimento foi lento, porém gradativo. O Firefox incluía recursos inovadores e respeitava bem mais os padrões da w3c(Empresa responsável pelo padrões usados em páginas feitas para a web).
O Internet Explorer por sua vez parecia ter parado no tempo. Não havia inovação na velocidade que os usuários web necessitavam. Resultado foi, inclusive a minha, uma migração natural. Apesar disso, existiam e ainda existem, tecnologias proprietárias da Microsoft, vbscript por exemplo. Essas tecnologias "seguravam" boa parte das empresas usando o Internet Explorer. Mas estas tecnologias vão sendo naturalmente substituídas e existe a tendências enorme a adoção de padrões de código aberto melhorando assim a concorrência e dando mais opções para os usuários e empresas.
A partir de 2008, surge o Google Chrome. Com um visual limpo, dando prioridade a rapidez de acesso e o aproveitamento máximo do espaço para a navegação. É considerado o browser mais seguro, comprovado através de testes inclusive por companhias conceituadas como o Kaspersky. Querendo se aprofundar aconselho esse artigo http://g1.globo.com/platb/seguranca-digital/2012/04/02/chrome-firefox-ou-ie-qual-o-navegador-de-internet-mais-seguro/.
Na pesquisa mais recente, que tive acesso. Veja aqui http://www.agenciars.com.br/blog/google-chrome-vence-a-guerra-dos-navegadores/#,  nota-se uma vantagem do Google Chrome.

Apesar de ter "dormido" por muito tempo o IE está competitivo e o browser na sua versão atual IE11. Tem velocidade, estabilidade, e recursos que tornam a "Browsers War" interessante

Atualmente, IE e Firefox estão invertidas as posições, mas a figura ilustra bem como está a briga. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!