sexta-feira, setembro 27, 2013

The Liability

Dia 270
The Liability - 2012
Dir: Craig Viveiros
Elenco: Tim Roth, Jack O'Connell, Peter Mullan
Sabe quando um filme simplesmente surpreende por ser bom? Sem mais, sem absurdos, sem megalomania... Ele é simplesmente bom. Assim é com The Liability, filme britânico de 2012 que conta a história de um cara de 19 anos, Adam, que após destruir o carro do namorado mafioso da mãe é obrigado pelo cara a acompanhar um desconhecido em uma viagem como motorista, com o objetivo de pagar sua dívida. O estranho se chama Roy e é interpretado por ninguém menos que o cão de aluguel Tim Roth.
Os dois iniciam sua viagem cujo destino apenas Roy conhece enquanto Adam tenta arrancar alguma informação do cara. Roy vai dando pistas descompromissadamente, vai deixando subentendido que algo do que ele faz não é exatamente bem aceito pela sociedade. Pra começar o carro que ele quer que Adam dirija é um carro roubado. Depois ele não quer que o cara diga seu nome em voz alta ou deixe vestígios por onde quer que passe e ainda o obriga a se livrar do celular.
É quando o óbvio se revela: Roy é um matador de aluguel, talvez até um assassino em série clássico, e Adam está nas suas mãos. O problema é que Adam também é meio perturbado e acaba se empolgando com a coisa de matar pessoas. Ou pelo menos acha que se empolga, até ver Roy fazê-lo de verdade.
Tirando o amadorismo de Adam e o mau humor de Roy, a dívida de Adam com o padrasto não demoraria a ser paga, mas eis que entra na jogada uma garota que os vê no ato de desovar um cadáver e, assustada, rouba o carro dos dois e foge. Carro onde estão os pertences de Roy e os braços arrancados de sua vítima.
Então os dois iniciam uma caçada à desconhecida e acabam tendo de negociar com ela para ter o que precisam de volta. A moça, por sua vez, revela que não é exatamente quem aparenta ser e, neste momento, está armado o circo: The Liability revela-se uma trama sobre vingança, traição e assassinato, permeada por uma deliciosa e sutil dose do melhor humor negro britânico.
O filme é uma beleza de se ver, uma fotografia fantástica, dois bons protagonistas (Roth nem se fala) e uma antagonista inesperada e misteriosa.



O filme só peca em dois momentos por dar soluções fáceis a situações sem solução, dois momentos chave. Um que se resolve em um combate totalmente destoante ao roteiro e outro que culmina em um final duvidoso.

Exceto por isso, The Liability é uma muito grata surpresa.

-



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!